HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estiagem já tirou metade da produção esperada de milho e feijão em Pato Branco/PR

Publicado em 11/05/2021 09:53 e atualizado em 11/05/2021 10:53
Oradi Caldato - Presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR
Após abril menos chuvoso dos últimos 40 anos, apenas 50% das lavouras de milho deve ser salvas com boa produtividade, enquanto feijão que está sendo colhido rendeu somente metade do que era esperado

Podcast

Estiagem já tirou metade da produção esperada de milho e feijão em Pato Branco/PR

Download

LOGO nalogo

A região de Pato Branco no Paraná registrou um dos piores meses de abril dos últimos 40 anos no quesito de chuvas em uma estiagem que estendeu até o começo de maio. Essa situação causou impactos diretos no desenvolvimento das lavouras desta segunda safra de milho e de feijão.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR, Oradi Caldato, o milho pegou esta seca bem no momento de pendoamento e se algumas precipitações não tivessem acontecido na última semana muitas lavouras iriam ter perda total.

lavoura_milho_seca_pato_branco_paraná_oradi_caldato

A liderança acredita que essa chuva dos últimos dias salvou entre 40 e 50% do milho e que a produtividade esperada já está em apenas 50 sacas por hectare.

Já no feijão, que teve aumento de área em cima do milho devido ao estreitamento da janela do cereal, os trabalhos de colheita já começaram e as perdas estão sendo registradas em 50% do esperado com lavouras que tinham potencial de produzir mais de 40 sacas por hectare resultando em apenas 20 sacas.

lavoura_milho_seca_pato_branco_paraná_oradi_caldato

Soja

Caldato destaca também que a safra de soja 2020/21 que se encerrou contabilizou resultados melhores do que os esperados. O excesso de chuvas de janeiro prejudicou a qualidade de uma parte das lavouras e aumentou os descontos na entrega. Mesmo assim, a produtividade ficou próxima a registrada no ano passado.

 

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    Começam a circular comentários de analistas estimando safrinha brasileira em 45 mi de toneladas. A verdade está vindo à tona.

    2