Goiás enfrenta período de seca e safrinha de milho já perdeu, pelo menos, 20% da produção
Podcast
Goiás enfrenta período de seca e safrinha de milho já perdeu, pelo menos, 20% da produção
Download
Na avaliação da Aprosoja Goiás, as lavouras de milho segunda safra no estado estão em situação muito preocupante. Após uma implantação tumultuada, com 35% das áreas fora da janela ideal, o estado passa por mais de 30 dias sem chuvas significativas.
Segundo o presidente da Aprosoja GO, Adriano Antônio Barzotto, o milho plantado dentro da janela teve bom crescimento até aqui, mas precisa de chuva nesta fase de enchimento de grãos e já teve seu potencial produtivo reduzido de 120/130 sacas por hectare para 100 sacas. Já o que foi semeado em março, não cresceu bem e já tem perdas de 50%, chegando à até 100% em algumas áreas.
Com o atraso do ciclo da cultura, a colheita deve começar apenas na virada de junho para julho. Até lá, além de esperar a chuva, os produtores goianos precisam focar nas ações de manejo, uma vez que muitas áreas estão sofrendo também com ataques de cigarrinhas e lagartas.
Em meio a tudo isso, as preocupações com a comercialização da produção aumentam. Barzotto explica que cerca de 30% da safra já foi negociada antecipadamente, mas que esse percentual vai crescer uma vez que a produção será menor. Assim, vão restar poucos volumes para vendas nos atuais patamares de preços.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja GO no vídeo.
1 comentário
Colheita de milho em MT avança a 32,41%, enquanto a de algodão tem início, diz Imea
Futuros do milho da B3 recuam nesta sexta-feira com colheita, mas acumulam ganhos semanais impulsionados pelo dólar
Colheita do milho traz pressão sazonal para os preços no mercado brasileiro
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira com mercado de olho no clima e no USDA da semana que vem
Agroconsult vê queda de 11% na exportação de milho do Brasil em 25/26
Cotações do milho sobem em Chicago nesta quinta-feira com apoio da soja e das exportações dos EUA
elcio sakai vianópolis - GO
Adriano Barzoto falou bem a realidade de Goiás. Quebra geral da safrinha no estado.