HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Goiás enfrenta período de seca e safrinha de milho já perdeu, pelo menos, 20% da produção

Publicado em 19/05/2021 10:02 e atualizado em 19/05/2021 11:02
Adriano Antônio Barzotto - Presidente da Aprosoja GO
Lavouras plantadas dentro da janela ideal já apresentam perdas, mas ainda podem se recuperar, áreas semeadas em março já perderam de 50% à 100% do potencial. Volume de vendas antecipadas também preocupa já que produção será menor do que a esperada

Podcast

Goiás enfrenta período de seca e safrinha de milho já perdeu, pelo menos, 20% da produção

Download

LOGO nalogo

Na avaliação da Aprosoja Goiás, as lavouras de milho segunda safra no estado estão em situação muito preocupante. Após uma implantação tumultuada, com 35% das áreas fora da janela ideal, o estado passa por mais de 30 dias sem chuvas significativas.

Segundo o presidente da Aprosoja GO, Adriano Antônio Barzotto, o milho plantado dentro da janela teve bom crescimento até aqui, mas precisa de chuva nesta fase de enchimento de grãos e já teve seu potencial produtivo reduzido de 120/130 sacas por hectare para 100 sacas. Já o que foi semeado em março, não cresceu bem e já tem perdas de 50%, chegando à até 100% em algumas áreas.

Com o atraso do ciclo da cultura, a colheita deve começar apenas na virada de junho para julho. Até lá, além de esperar a chuva, os produtores goianos precisam focar nas ações de manejo, uma vez que muitas áreas estão sofrendo também com ataques de cigarrinhas e lagartas.

Em meio a tudo isso, as preocupações com a comercialização da produção aumentam. Barzotto explica que cerca de 30% da safra já foi negociada antecipadamente, mas que esse percentual vai crescer uma vez que a produção será menor. Assim, vão restar poucos volumes para vendas nos atuais patamares de preços.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja GO no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Adriano Barzoto falou bem a realidade de Goiás. Quebra geral da safrinha no estado.

    1