Atraso e estiagem podem já ter tirado quase metade da produção de milho em Nova Xavantina/MT
Podcast
Atraso e estiagem podem já ter tirado quase metade da produção de milho em Nova Xavantina
Download
O desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra está bastante prejudicada em Nova Xavantina no Mato Grosso. Primeiro foi o atraso no plantio, que deixou 80% das áreas fora da janela ideal, e agora é a estiagem quem prejudica as plantas.
Segundo o produtor rural Endrigo Dalcin, neste momento a perspectiva é de uma produtividade média entre 55 e 60 sacas por hectare, quando a safra passada representou índices ao redor das 98 sacas por hectare. Para manter essa projeção, ainda é preciso que as chuvas previstas para os próximos dias se confirmem na região.
Além das dificuldades climáticas, as lavouras da safrinha também sofrem com a ação de pragas como o percevejo barriga verde, que afetou muitas plantas novas, e a cigarrinha que já causa casos de enfezamento no município.
Apesar dessa situação, Dalcin acredita que os produtores ainda poderão ter rentabilidade graças aos preços altos do mercado, calculando que, colhendo entre 40 e 50 sacas por hectare os custos estarão cobertos. Porém, aqueles que fecharam muitos volumes antecipadamente vão ter mais dificuldades para equilibrar as contas.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Nova Xavantina/MT no vídeo.
0 comentário
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago
USDA informa novas vendas de milho de mais de 500 mil t nesta 2ª feira (11)
Abramilho discute Plano Safra, seguro rural e armazenagem com Mapa no dia 13
Futuros do milho sobem em Chicago nesta 2ªfeira de olho no petróleo, mas limitados pelo plantio