HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Paraná já perdeu 40% da safrinha de milho, mas prejuízos podem ser ainda maiores

Publicado em 21/05/2021 10:07 e atualizado em 21/05/2021 11:03 5791 exibições
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR
Muitas regiões do estado passaram por mais de 50 dias sem chuvas e impacto nas lavouras foi grande. Precipitações dos últimos dias foram de baixo volume e tamanho das perdas deve ficar ainda maior até o final do ciclo. Aprosoja PR se preocupa com o cumprimento dos contratos fechados antecipadamente

Podcast

Paraná já perdeu 40% da safrinha de milho, mas prejuízos podem ser ainda maiores

Download

LOGO nalogo

Muitas regiões do Paraná passaram por quase 60 dias sem chuvas e isso impactou diretamente na condição das lavouras da segunda safra de milho no estado. Atualmente, apenas 23% das áreas são avaliadas como boas, enquanto em 2019 (ano de referência na produção) este índice era de 88%.

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, a perda estimada para a produção já é de mais de 40%, e pode ficar ainda maior nos próximos dias. Isso porque as chuvas registradas nos últimos dias e previstas para o fim de semana não são suficientes para amenizar a situação.

A liderança aponta que, algumas regiões do estado, como o Sudeste, receberam chuva primeiro, plantaram mais cedo e ainda devem registrar bons índices de colheita. Já em outras, áreas plantadas completamente fora da janela ideal, já em 20 de março, só foram receber precipitações em 20 de maio.

Outro temor dos produtores é a possibilidade de geadas atingirem as lavouras no final do ciclo, uma vez que com o plantio mais tardio este risco aumenta consideravelmente.

Do lado do mercado, apesar de preços elevados no momento, o cenário também não é positivo. Bonesi alerta para a possibilidade de muitos contratos fechados antecipadamente ficarem arriscados de não cumprimento devido às grandes perdas de produção. Este inclusive foi um tópico discutido pelo presidente da entidade com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Brasília no início da semana.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário