HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Laguna Carapã/MS entra na reta final da colheita do milho com perda de produtividade e baixa qualidade dos grãos

Publicado em 17/08/2021 10:37
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados
Muitas lavouras não vão nem ser colhidas já que alto índice de avarias vai impedir a comercialização destes volumes. Trabalhos para próxima safra de soja 21/22 já começaram, mas estiagem já está prejudicando as atividades

Podcast

Laguna Carapã/MS entra na reta final da colheita do milho com perda de produtividade e baixa qualidade dos grãos

Logotipo Notícias Agrícolas 

A colheita da segunda safra de milho entra na reta final em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul com a confirmação das perdas de produtividade já esperadas devido as condições climáticas adversas enfrentadas ao longo do ciclo.

Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados, Antônio Rodrigues Neto, o plantio da safra foi atrasado, o estado como um todo passou por uma seca muito forte e o município ainda registrou oito ocorrências de geadas neste inverno.

lavoura milho safrinha 21 laguna carapa colheita (2)

Sendo assim, os 30% de lavouras que foram semeadas dentro da janela ideal produziram entre 70 e 80 sacas por hectare. Já os 70% restantes se dividem entre produtividades de 40/50 sacas por hectare, outras áreas com 20/30 sacas e algumas regiões onde nem haverá colheita.

O especialista destaca que a qualidade dos grãos colhidos está muito baixa, os descontos por avarias muito elevados e muitos volumes não vão servir para serem comercializados.

lavoura milho safrinha 21 laguna carapa colheita (4)

Ao mesmo tempo, os trabalhos para a próxima safra de soja 2021/22 já estão acontecendo com o recebimento de insumos e aplicações em solo de calcário, gesso, zinco e boro. Porém, as atividades de dessecação e aplicação de herbicidas está prejudicada em função do tempo na região.

Diante disso, e das características do solo com terra muita fria, Neto já acredita que o plantio da safra verão não vai poder começar no dia 15 de setembro, junto com o término do vazio sanitário.

lavoura milho safrinha 21 laguna carapa colheita (3)

Confira a entrevista completa com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados.

lavoura milho safrinha 21 laguna carapa colheita (1)
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário