Chapadão do Sul/MS consolida perdas entre 30 e 40% no milho e agora se prepara para plantar a soja
Podcast
Chapadão do Sul/MS consolida perdas entre 30 e 40% no milho e agora se prepara para plantar a soja
A colheita do milho foi encerrada em Chapadão do Sul no Mato Grosso do Sul e consolidou perdas entre 30 e 40% nas produtividades médias desta segunda safra após as dificuldades climáticas enfrentadas ao longo deste ciclo.
Segundo o vice-presidente regional da Famasul, Lauri DalBosco, a colheita foi finalizada em patamares entre 60 e 70 sacas por hectare, quando o normal para o município seriam 100 sacas. Ele ainda destaca que a situação foi ainda mais critica para as culturas do milheto e do sorgo, que além da falta de chuvas, sofreram muitos impactos das geadas.
Já a rentabilidade vai ficar na dependência de quanto foi vendido antecipadamente por cada produtor. A liderança comenta que existem casos de dificuldade para cumprir contratos antecipados com pagamento de washout ou posterga para ano que vem, casos em que o colhido foi 100% destinados aos contratos com preços mais baixos e outros com vendas menores, em que o produtor pode ganhar mais vendendo 70 sacas do que com 100 sacas em outros anos.
Agora o foco é a safra de soja 2021/22 e a expectativa de iniciar o plantio dentro de uma janela positiva tanto para a oleaginosa quanto para a safrinha do ano que vem. DalBosco conta que já foram registradas leves chuvas na região e a semeadura deve começar entre setembro e outubro.
Confira a entrevista completa com o vice-presidente regional da Famasul no vídeo.
0 comentário
Milho fecha a sexta-feira com B3 em campo misto, mas acumula perdas de até 1,6% ao longo da semana
França prevê queda de 35% na safra de milho devido a intempéries
Milho segue em alta nesta sexta-feira, mas Chicago ainda sente pressão do clima nos EUA
Exportações de milho aceleram e agosto começa com sinais de maior demanda pelo produto brasileiro
Com fertilizante em 40% do custeio e preço abaixo do custo total, safrinha de milho exige eficiência
Impulsionado por compras de investidores e demanda internacional, milho abre a sexta-feira subindo em Chicago