HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Deral consolida perda de 10 mi de t na safrinha de milho do PR, mas vê boa perspectiva para safra verão

Publicado em 14/10/2021 10:27 994 exibições
Edmar Gervásio - Analista de Milho do Deral
Segunda safra de 2021 sofreu com atraso de plantio, falta de chuvas, geadas e ataque de cigarrinhas. Por outro lado, plantio da primeira safra 21/22 avança bem, deve retomar produtividade e estimular investimentos na safrinha 2022

Podcast

Deral consolida perda de 10 mi de t na safrinha de milho do PR mas vê boa perspectiva para safra verão

Logotipo Notícias Agrícolas

No balanço final do Deral (Departamento de economia Rural) a segunda safra de milho do Paraná perdeu 10 milhões de toneladas em 2021, o que representou uma perda financeira de R$ 12 bilhões à economia estadual.

Segundo o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio, houve um cenário completo para as perdas com atraso no plantio, falta de chuvas, geadas e ataque de pragas como a cigarrinha que causa o enfezamento, resultando em apenas 5,5 milhões de toneladas produzidas e índices de produtividade de 41 sacas por hectare, patamar que se assemelha aos alcançados nos anos 80.

“É uma safra para ser esquecida na história do Paraná no ponto de vista de produção”, diz Gervásio.

Além da perda de quantidade, houve perda de qualidade dos grãos colhidos e tudo isso refletiu no mercado, que teve que lidar com a falta de disponibilidade do cereal. Sendo assim, mesmo as grandes altas nos preços do milho não foram suficientes para equilibrar as contas dos produtores.

Já para a safra verão 21/22 o cenário é bastante diferente. O plantio avança rápido no estado e as condições climáticas são favoráveis, mantendo 98% das lavouras em boas condições pela avaliação do Departamento. A expectativa é que a produção seja de 4 milhões de toneladas com as produtividades retomando os patamares de 166 sacas por hectare.

Confira a íntegra da entrevista com o analista de milho do Deral no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário