Pelo 3º ano consecutivo milho do RS sofre com falta de chuvas e produtividades serão menores
Podcast
Pelo 3º ano consecutivo milho do RS sofre com falta de chuvas e produtividades serão menores
![]()
O cenário para as lavouras de milho no Rio Grande do Sul é o mesmo das últimas duas safras de verão: falta de chuvas e plantas apresentando problemas de desenvolvimento, justamente quando as áreas estão no período reprodutivo e necessitariam mais de umidade.
“Parece que o pendão do milho afasta a chuva no Rio Grande do Sul”, lamenta o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS, José Domingos Teixeira.
O especialista conta que muitas regiões do estado estão há 36 dias sem chuvas e que mesmo que volte a chover, os grãos não vão ter qualidade suficiente para a comercialização e nem para a produção de silagem, ligando o alerta mais uma vez para o setor leiteiro que irá consumir este milho.
A situação também é preocupante para a soja, que tem plantio entre 75 e 85% no estado, mas apresenta muitas plantas murchando e muitos grãos no solo sem emergir diante da falta de umidade. Diante disso, o índice de replantio deverá ser grande para este ciclo.
Já a safra de inverno apresenta bom desempenho para a colheita do trigo que está perto de ser encerrada no Rio Grande do Sul com produtividade média devendo ficar ao redor das 47 sacas por hectare.
Teixeira relata que apesar das poucas chuvas no começo do ciclo, as condições climáticas melhoraram em agosto e setembro e nem mesmo o aumento de casos de giberela e brusone prejudicaram os rendimentos dos produtores que tiveram boa liquidez nas vendas da produção.
Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS no vídeo.
0 comentário
Futuros do milho seguem recuando em Chicago com mercado esperando USDA desta terça-feira
Milho despenca quase 3% em Chicago nesta segunda-feira com mercado esperando o USDA e olhando lavouras dos EUA
Presidente da Abramilho participa do Congresso MAIZAR 2026 e destaca articulação política do agro
Ainda de olho no clima, milho de Chicago registra desvalorizações de dois dígitos nesta segunda-feira
Clima segue positivo nos EUA e pressionando cotações do milho, que recuam nesta segunda-feira em Chicago
AgRural: Com tempo frio e úmido, colheita da safrinha de milho atinge 22% no Centro-Sul