HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio do milho ficou dentro da janela ideal em Ipiranga do Norte/MT, mas cigarrinhas demandam atenção

Publicado em 07/03/2022 10:59
Loinir Gatto - Presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT
90% das lavouras foram semeadas antes do dia 15 de fevereiro e largam com alto potencial produtivo. Produtores do município se preocupam com pressão da praga que pode tirar produtividade na colheita

Podcast

Plantio do milho ficou dentro da janela ideal em Ipiranga do Norte/MT, mas cigarrinhas demandam atenção

Logotipo Notícias Agrícolas

Cerca de 90% das lavouras de milho desta segunda safra foram semeadas dentro da janela ideal, antes de 15 de fevereiro, em Ipiranga do Norte no Mato Grosso. Isso eleva as expectativas para um alto potencial produtivo do cereal.

Porém, o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT, Loinir Gatto, já acende o sinal de alerta para a presença de cigarrinhas nas lavouras. A liderança destaca que a pressão até é menor do que a esperada, mas a praga está presente e pode prejudicar a produtividade na hora da colheita.

Leia mais:

+ Faltam apenas 6% das lavouras de milho para serem plantadas no Mato Grosso, aponta Imea

As vendas do cereal também avançaram bem, acompanhando a evolução dos preços que começaram em R$ 60,00 a saca e hoje já giram ao redor dos R$ 75,00 a saca na região.

Já para a safra de soja 2021/22, restando apenas 1% das lavouras para serem colhidas, a queda de produtividade já está consolidada. 

Gatto conta que as lavouras vinham se desenvolvendo muito bem até janeiro, mas depois enfrentaram excesso de chuvas, anomalias nas plantas e grãos avariados. Sendo assim, a expectativa inicial de atingir média de produtividade entre 58 e 60 sacas por hectare foi reduzida para 54 sc/ha.

Até aqui, 70% da produção já foi negociada com avanço estimulado pela diminuição da produção e pelo excesso de grãos avariados, que não conseguem ser armazenados pelos produtores e precisa ser vendidos mais cedo.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário