HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Milho safrinha em Palotina (PR) com expectativa de produtividade entre 150 a 160 sacas por hectare

Publicado em 12/04/2022 11:13 e atualizado em 12/04/2022 12:24
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR
Houve ataque de cigarrinhas e percevejos, segundo liderança do Sindicato Rural, mas produtor conseguiu controlar as pragas com cerca de cinco aplicações nas áreas mais impactadas

Podcast

Entrevista com Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR sobre a Safra de Milho

Logotipo Notícias Agrícolas

O clima tem favorecido o desenvolvimento do milho safrinha em Palotina, no Paraná, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do Município, Edmilson Zabot. Ele explica que além disso, a adubação nesta safrinha tem sido "turbinada" por insumos que sobraram das safras anteriores de milho e soja, frustradas por intempéries climáticas. 

"Apesar de ainda ser cedo, se espera uma produtividade entre 150 a 160 sacas por hectare, o que já é algo a mais do que a média para Palotina. Tem ainda aqueles produtores que plantam em um sistema muito mais tecnológico e que podem chegar a 180 sacas por hectare", aponta.

Ainda que no momento o cereal esteja com bom desenvolvimento, Zabot afirma que no início do crescimento da splantas houve ataques da cigarrinha-do-milho e de percevejos, e em algumas áreas mais afetadas o produtor precisou fazer até cinco aplicações para controlar os danos. "Acredito que 0,5% da área de milho atacada tenha tido alguma perda porque o produtor perdeu o "timing" do manejo, mas é tão pouco que ainda nem foi contabilizado", explica. 

Mesmo com uma safra tão promissora, Zabot pontua que os produtores evitaram estabelecer contratos de venda - algumas trocas por insumos, sim - mas sem comprometer muito da produção. "O produtor está escaldado pela frustração com as perdas nas últimas safras, muitos não conseguiram cumprir contrato e dividiram para cumprir comn esta safrinha e com a próxima. Agora o foco é colher e só depois pensar em negociar", afirmou.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário