Falta de chuvas já tirou 10 sc/ha da produtividade da safrinha de milho em Tapurah/MT
Podcast
Falta de chuvas já tirou 10 sc/ha da produtividade da safrinha de milho em Tapurah/MT
Algumas áreas de Tapurah no Mato Grosso já acumulam quatro semanas sem registro de chuvas e isso está causando problemas no desenvolvimento da segunda safra de milho no município.
Segundo o produtor rural Silvésio de Oliveira, as perdas já chegam à 10 sacas por hectare nas áreas mais afetadas pela seca, já que 50% das lavouras da região ainda estão em fases de desenvolvimento com necessidade de umidade.
Esse problema de estiagem soma-se à alta pressão de cigarrinhas, que apareceu forte no início deste ciclo e já tinha tirado cerca de 10 sacas por hectare da projeção de produtividade média para a safrinha.
Com esse potencial redução de produtividade, Oliveira destaca que quem comprou insumos antecipados ainda irá obter rentabilidade, mas quem só comprou em cima da safra irá ter margens apertadas.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Tapurah/MT no vídeo.
0 comentário
Futuros do milho recuam na B3 nesta sexta-feira com mercado esperando entrada maior da safrinha
Brasil fecha junho/26 exportando 17,85% mais milho do que em junho/25
Janela mais curta do milho safrinha e custos elevados aumentam pressão sobre rentabilidade no campo
Abramilho destaca colheita do milho avançando lentamente e alerta para problemas de qualidade do grão
Milho: B3 fecha 5ª feira em queda, enquanto Bolsa de Chicago termina negócios em campo misto
Chicago segue com valorizações para o milho nesta quinta-feira de olho no clima e no USDA