HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva nos próximos 10 dias será crucial para desenvolvimento do milho em Cristalina (GO)

Publicado em 02/05/2022 11:15 e atualizado em 02/05/2022 12:49
Alécio Maróstica - Presidente Sindicato Rural de Cristalina - GO
Segundo liderança local, caso não chova em bons volumes, áreas de milho contabilizarão 27 dias de estiagem, prejudicando a produtividade

Podcast

Entrevista com Alécio Maróstica - Presidente Sindicato Rural de Cristalina - GO sobre a Safra de Milho

Logotipo Notícias Agrícolas

As lavouras de milho de sequeiro de Cristalina, em Goiás, acumulam 17 dias sem chuvas, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Alécio Maróstica. O cereal plantado sem irrigação representa em torno de 60% do total de áreas de milho do Município, e não há perspectiva de bons volumes de chuvas para os próximos 10 dias.

"Se chovesse agora, com 17 dias de estiagem, esse milho conseguiria ter ainda uma recuperação para um bom desenvolvimento. Mas se ficar 27 dias sem água, a produtividade pode cair, saindo de uma média de 100 sacas por hectare, que é o comum por aqui, para 50 a 60 sacas por hectare", disse. 

Boa parte do milho nas áreas não irrigadas estão em fase de pendoamento ou enchimento de grãos, etapa em que a chuva é crucial para definir a produtividade das lavouras. Os 40% de áreas em sistema de irrigação sevem seguir com média de produtividade de 160 sacas por hectare. 

Além da estiagem, Maróstica demonstra também a preocupação com ataques da cigarrinha do milho que, de acordo com ele, atinge mais as lavouras quando o cereal está em fase de pendoamento. 

"O custo desta safrinha já está alto, e a preocupação agora é, se houver essas perdas, que o produtor não consiga sequer 'empatar' os ganhos com os custos", lamentou.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário