HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safrinha de milho em Cascavel-PR deve ter média de produtividade entre 120 a 130 sc/ha, diz liderança local

Publicado em 10/05/2022 12:35 e atualizado em 10/05/2022 13:53
Safrinha de milho em Cascavel-PR deve ter médio de produtividade entre 120 a 130 sc/ha
Segundo diretor do Sindicato Rural, estimativa de produtividade está dentro do esperado, mesmo com tempestade ocorrida em abril e ataques da cigarrinha do milho

Podcast

Safrinha de milho em Cascavel-PR deve ter médio de produtividade entre 120 a 130 sc/ha

Logotipo Notícias Agrícolas

Com mais de 90% das áreas destinadas ao milho em Cascavel, no Paraná, plantadas dentro da janela ideal, o desenvolvimento da safrinha vem mostrando bons resultados, de acordo com o diretor do Sindicato Rural do Município, Modesto Féliz Daga. Ele explica que, mesmo com a tempestade ocorrida no oeste do Estado no dia 22 de abril e ataques da cigarrinha do milho, a média de produtividade estimada até o momento está dentro do previsto: entre 120 a 130 sacas por hectare. 

Daga pontua que foi possível realizar a semeadura da maior parte da safrinha dentro da janela devido às perdas da safra de soja que veio antes. "Essas perdas fizeram com que o produtor tivesse que remover as plantas dos talhões, e foi possível implantar o milho conforme indica o Zoneamento Agrícola para a região". Ele acrescenta que isso também beneficia o agricultor em relação ao seguro das lavouras e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Estando dentro da janela de plantio mais adequada, o clima colaborou para o desenvolvimento das plantas. Entretanto, houve ataques da cigarrinha do milho, e a maioria dos produtores teve que fazer de quatro a cinco entradas nos campos para realizar o manejo, o que, de acordo com a liderança aumenta os custos de produção, uma vez que o 'normal' é fazer entre duas a três aplicações. 

"Apesar de ter sido feito lá atrás o controle da cigarrinha como é orientado tecnicamente, até a décima folha do milho, agora se começa a ver os efeitos dos ataques,. A cigarrinha contamina a planta com os molicutes, e esses microorganismos afetam o tamanho das espigas e dos grãos, podendo diminuir a produtividade", explicou. Daga acrescenta ainda que, com as aplicações para controlar a população da cigarrinha, também acaba controlando lagartas, percevejos e pulgões.

Em relação à comercialização desta safrinha, o diretor do Sindicato Rural de Cascavel explica que a maior parte dos produtores realizaram o barter para garantir os insumos, mas não travaram vendas futuras. "O preço do milho está oscilando muito, então o produtor vai ver como vai ficar a safra nos Estados Unidos, negociações em Chicago, e como isso vai afetar os preços aqui no mercado interno", pontuou.

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário