HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Segundo liderança local, Minas Gerais pode perder metade da safrinha de milho devido à estiagem

Publicado em 11/05/2022 14:52
Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG
Presidente da Aprosoja de Minas Gerais aponta que áreas de sequeiro devem ter médias entre 35 a 40 sacas por hectare

Podcast

Entrevista com Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG sobre a Safra de Milho

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com o presidente da Aprosoja de Minas Gerais, Fábio Salles Meirelles Filho, de forma geral, o Estado pode perder cerca de metade da produção da safrinha de milho devido à estiagem. Isso resultaria em uma queda de média produtiva de 80 a 90 sacas por hectare em condições normais para 35 a 40 sacas por hectare. 

"Essas perdas são mais relacionadas às áreas de sequeiro, porque as irrigadas se desenvolveram bem. As poucas chuvas que caíram no Estado foram muito manchadas, e o clima foi mais seco em comparação a 2021", disse.

O impacto da seca foi tamanho que, de acordo com a liderança, fez com que alguns produtores (mesmo os capitalizados) fizessem uma análise de risco para realizar o manejo contra a cigarrinha do milho.

"Houve ataque da cigarrinha, mas com os insumos nos preços que estão e a previsão de uma quebra de safra, muitos produtores optaram por reduzir o investimento", explicou. 

Para os próximos dias, com boa parte das lavouras em fase de enchimento de grãos, há a preocupação com o clima, que deve permanecer seco e com o início de uma temporada de frio, ainda que não haja indícios de geada. "Mesmo que não haja geada, estas condições podem prejudicar o milho, reduzindo o tamanho dos grãos e das espigas", pontuou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário