Segundo liderança local, Minas Gerais pode perder metade da safrinha de milho devido à estiagem
Podcast
Entrevista com Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG sobre a Safra de Milho
![]()
De acordo com o presidente da Aprosoja de Minas Gerais, Fábio Salles Meirelles Filho, de forma geral, o Estado pode perder cerca de metade da produção da safrinha de milho devido à estiagem. Isso resultaria em uma queda de média produtiva de 80 a 90 sacas por hectare em condições normais para 35 a 40 sacas por hectare.
"Essas perdas são mais relacionadas às áreas de sequeiro, porque as irrigadas se desenvolveram bem. As poucas chuvas que caíram no Estado foram muito manchadas, e o clima foi mais seco em comparação a 2021", disse.
O impacto da seca foi tamanho que, de acordo com a liderança, fez com que alguns produtores (mesmo os capitalizados) fizessem uma análise de risco para realizar o manejo contra a cigarrinha do milho.
"Houve ataque da cigarrinha, mas com os insumos nos preços que estão e a previsão de uma quebra de safra, muitos produtores optaram por reduzir o investimento", explicou.
Para os próximos dias, com boa parte das lavouras em fase de enchimento de grãos, há a preocupação com o clima, que deve permanecer seco e com o início de uma temporada de frio, ainda que não haja indícios de geada. "Mesmo que não haja geada, estas condições podem prejudicar o milho, reduzindo o tamanho dos grãos e das espigas", pontuou.
0 comentário
Milho fecha com leves altas em Chicago nesta 3ª feira e contrato dez/26 acima dos US$ 5/bushel
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago
USDA informa novas vendas de milho de mais de 500 mil t nesta 2ª feira (11)
Abramilho discute Plano Safra, seguro rural e armazenagem com Mapa no dia 13