Primavera do Leste (MT) já tem perda consolidada de 30% na média de produtividade do milho safrinha

Publicado em 16/05/2022 10:51
Marcos Roberto Bravin - Presidente do Sind. Rural de Primavera do Leste/MT
Segundo presidente do Sindicato Rural local, não chove há 45 dias na região

Podcast

Entrevista com Marcos Roberto Bravin - Presidente do Sind. Rural de Primavera do Leste/MT sobre a Safra de Milho

Logotipo Notícias Agrícolas

Há 45 dias não chove em Primavera do Leste , no Mato Grosso, e na região no entorno, conta o presidente do Sindicato Rural do Município, Marcos Roberto Bravin. Segundo ele, mais do que a pressão por pragas, a estiagem pesou mais no estrago nas lavouras, e a perda consolidada é, em média, de 30% da produtividade. Por perda consolidada, Bravin quer dizer que, mesmo se começar a chover hoje, já não há salvação para o que foi perdido, apenas deixaria de aumentar a quebra.

Ele explica que, em anos normais, a média protdutiva de Primavera do Leste é entre 105 a 110 sacas por hectare, mas que neste ano, deve ficar em cerca de 80 sacas por hectare. "O milho plantado mais cedo, que estava passando do ponto de pamonha, foi atingido, mas o estrago maior foi para aqueles que vieram em seguida, e que estavam em estágio de pendoamento ou que ainda não havia pendoado ainda", disse.

Bravin também conta que entre fevereiro e março houve ataque da cigarrinha do milho e também do percevejo de barriga berde, e com chuvas ocorridas nesta época, alguns produtores tiveram dificuldades, ou sem conseguir entrar em campo para realizar o manejo, ou porque a chuva "lavava" o produto das plantas. "Houve, sim, perdas pontuais pelas pragas, mas a estiagem pesou mais", disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário