Cândido Mota/SP começa colher o milho e contabiliza prejuízos com as cigarrinhas
Podcast
Cândido Mota/SP começa colher o milho e contabiliza prejuízos com as cigarrinhas
As condições climáticas em Cândido Mota em São Paulo foram as ideais para o bom desenvolvimento das lavouras da segunda safra de milho e o potencial produtivo era elevado nesta safrinha. Porém, o ataque de cigarrinhas foi severo e as primeiras áreas colhidas já contabilizam os prejuízos.
Segundo o produtor rural Antônio José Tondato, 3% das lavouras semeadas em janeiro já foram colhidas resultando em produtividades variando entre 49 e 90 sacas por hectare em áreas onde eram esperadas 103 sc/ha.
O produtor aponta ainda que as lavouras semeadas em fevereiro e março também já começam a apresentar sintomas do enfezamento com queda de pés e espigas menores, o que deve resultar em novas diminuições de produtividade.
Tondato destaca que, a lição que fica diante dessa situação é para os produtores se prepararem mais nas próximas safras com escolha de híbridos mais resistentes, aplicações mais eficazes de defensivos e trabalhos de prevenção em conjunto com os vizinhos para evitar que novas temporadas que seriam positivas acabem perdendo produção.
Do lado do mercado, os agricultores do município aproveitaram momentos de vendas para exportação à R$ 88,00 a saca no último mês, mas agora com preços menores do que R$ 80,00 seguram as vendas e se preocupam com os custos de produção e relação de troca das próximas safras.
Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.
0 comentário
Milho fecha 6ªfeira se movimentando pouco na B3 e registrando desvalorizações semanais
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira