HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho começa no Paraná e Aprosoja espera perda de 40% na produção

Publicado em 03/06/2022 10:59 e atualizado em 03/06/2022 12:00
Eduardo Costa Cassiano - Presidente da Aprosoja PR
Presidente da entidade cita atraso no plantio e ataque severo de cigarrinhas para justificar redução. Possibilidade de geadas ainda preocupa e pode aumentar a redução da produção

Podcast

Colheita do milho começa no Paraná e Aprosoja espera perda de 40% na produção

Logotipo Notícias Agrícolas

A Aprosoja do Paraná classifica a atual segunda safra de milho do estado como bastante atípica. Entre as dificuldades enfrentadas estão o atraso no plantio, em decorrência da demora para as vistorias dos seguros na safra de soja impactada pela seca e o severo ataque de cigarrinhas em diversas regiões paranaenses. 

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Eduardo Costa Cassiano, esse cenário deve resultar em perdas de 40% do potencial produtivo desta safrinha, o que está sendo comprovado nas primeiras lavouras colhidas, que mesmo tendo sido plantadas dentro da janela ideal, estão rendendo abaixo do esperado. 

Um outro sinal de alerta segue ligado no Paraná para a ocorrência de geadas nessas lavouras que foram plantadas mais tardiamente. A liderança aponta que ainda não houve danos deste tipo no estado, mas caso elas apareçam as perdas serão ainda maiores na produção. 

Do lado do mercado, Cassiano destaca que para os custos de produção desta safrinha 2022 as margens estão apertadas, mas ainda existe rentabilidade dependendo do tamanho da produtividade alcançada. Já para a sequência das atividades as margens são praticamente inexistentes e muitos produtores estão optando por ainda não buscarem compras de insumos para a safrinha de 2023. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • geraldo polinarski juranda - PR

    Acredito que as perdas será de 40% ou mais, aqui em Juranda, eu mesmo tive perda de perda de 100% por causa da chuva de granizo, e muitas áreas sofreram perdas também. Áreas estão começando à mostrar perdas severas, pelo ataque de cigarrinha.

    0
  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    Será? Que os tais analistas de mercado acreditam nisso.

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Lugares que sofreram veranico e em terra arenosa acredito que chegue a 40% mas o Parana' como um todo nao chega a isso--

      8
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      As primeiras áreas colhidas por aqui em terra roxa, sem veranico e com cigarrinha já chegam perto disso.

      2
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Bem isso Sr. César, produção de milho no Paraná, de 10 a 12 milhões de Ton. , se não gear até 20 de junho, caso ocorra, produzirá menos ainda, pelas áreas já colhidas e pelas lavouras em desenvolvimento, como Base no Extremo Oeste do PR. , Áreas super férteis e sem estiagem, essa por enquanto é realidade do nosso estado..., Deral ???

      0
  • Luiz Otávio Vonsowski Campo Mourão

    40 % acho que ele exagerou...acredito em um potencial de 15 milhões de toneladas no Paraná esse ano.

    16