HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do milho safrinha em Tapurah (MT) chega aos 50% com média de produtividade irregular, diz produtor

Publicado em 23/06/2022 11:06 e atualizado em 23/06/2022 15:15
Silvésio de Oliveira - Produtor Rural da região de Tapurah/MT
Chuvas "manchadas" e ataques da cigarrinha do milho foram desafios enfrentados pelos agricultores

Podcast

Colheita do milho safrinha em Tapurah (MT) chega aos 50% com média de produtividade irregular, diz produtor

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo o produtor rural do município de Tapurah, no MAto Grosso, Silvésio de Oliveira, a colheita da safrinha de milho na região segue a todo vapor, chegando entre 50% a 60% das áreas já colhidas. A respeito da produtividade, ele explica que há irregularidades nas médias produtivas dependendo das regiões e talhões, devido à inconstância das chuvas.

"Houve um corte das chuvas após março, e então vieram alguns volumes, mas de maneira irregular, o que acabou prejudicando parte do milho. Os talhões que foram plantados mais cedo e que já foram colhidos devem ter produtividade maior, podendo chegar a 150 sacas por hectare, mas devemos ver áreas com produtividade baixa, de até 70 sacas por hectare", explica.

Oliveira pontua que em sua propriedade, onde metade da área já foi colhida, a expectativa final de média de produtividade deve ficar em torno de 120 a 125 sacas por hectare. Um dos principais desafios, no caso dele, foi o ataque da cigarrinha do milho.

O produtor afirma que foram necessárias, em média, 10 aplicações nas áreas afetadas utilizando dois inseticidas diferentes (um químico e um biológico), mas que ainda assim não foi possível conter 100% do problema. "Estimo que a perda causada pela cigarrinha seja de 10 sacas por hectare", afirma.

Isso também elevou os custos de produção, mas de acordo com Oliveira, os preços do milho que já foi comprometido em contratos, em torno de 70% da produção, ainda são remuneradores. Isso porque grande parte dos insumos foram adquiridos antes ou no início do período de alta, principalmente no caso dos fertilizantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Luiz Lazaron Itanhangá - MT

    Parabéns pela produção, infelizmente tem muito produtor na região de TAPURAH q está colhendo bem abaixo desses números citado na entrevista, inclusive tendo prejuízos pela baixa produtividade….

    3