HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Paraná encerra safrinha de milho com produtividades abaixo da expectativa e variando de 30 à 140 sc/ha

Publicado em 06/09/2022 10:24
Eduardo Costa Cassiano - Presidente da Aprosoja PR
Clima foi positivo e geada não prejudicou, mas alta pressão de cigarrinhas afetou muitas lavouras e deixou lições para os produtores pensando nas próximas temporadas. Plantio da soja deve começar nos próximos dias com alinhamento de boas condições climáticas

Podcast

Paraná encerra safrinha de milho com produtividades abaixo da expectativa e variando de 30 à 140 sc/ha

Logotipo Notícias Agrícolas

Com a colheita da segunda safra de milho praticamente encerrada no Paraná, a cigarrinha foi eleita a grande vilã desta temporada pela Aprosoja estadual, uma vez que atuou para retirar produtividade das lavouras, mesmo com boas condições climáticas ao longo do ciclo. 

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Eduardo Costa Cassiano, o temor por geadas não se concretizou e as perdas foram concentradas mesmo nas cigarrinhas. As produtividades paranaenses variaram entre 30 e 140 sacas por hectare, o que dá uma perspectiva de média estadual em torno de 80 sc/ha, patamar menor do que as mais de 100 sc/ha esperadas inicialmente. 

Do lado do mercado, poucos volumes foram vendidos até o momento, com produtores receosos com relação à produtividade após um plantio um pouco atrasado e o medo de geadas. Agora as vendas avançam, mas com patamares de preços menores do que os anteriores, comenta Cassiano. 

Com o vazio sanitário da soja se encerrando no próximo sábado (10), os produtores do Paraná avançam na dessecação das lavouras e na preparação para a semeadura. A liderança destaca que as condições de umidade de solo já são positivas, mas o plantio ainda deve aguardar um pouco após a queda das temperaturas no estado. 

De qualquer forma, a perspectiva é semear a safra 2022/23 mais cedo e garantir uma janela positiva também para a segunda safra de milho de 2023. 

Cassiano ainda aponta que as vendas antecipadas não avançaram muito para a soja por dois fatores. O primeiro deles é o receio dos produtores após a última temporada da soja que trouxe perdas históricas no Paraná. O segundo, que decorre do primeiro, é que muitos contratos que estavam fechados da safra passada foram prorrogados para o próximo ciclo e vão precisar ser cumpridos.  

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário