Chuva atrasou a colheita da soja em Londrina (PR), e com perda da janela para o milho safrinha, trigo deve ser opção
Podcast
Chuva atrasou a colheita da soja em Londrina (PR), e com perda da janela para o milho safrinha, trigo deve ser opção
![]()
O plantio do milho safrinha na região de Londrina, no Paraná, teve atraso, segundo o diretor do Sindicato Rural do Município, Adão de Pauli. Ele explica que as chuvas intensas no final do ciclo da soja e processo de colheita da oleaginosa postergaram a semeadura do cereal entre 10 a 15 dias. Desta maneira, de acordo com a liderança, cerca de 30% dos produtores da área não devem optar pelo milho, ou devem reduzir a área da cultura.
"Quem arrenda terras teve que plantar o milho, mesmo fora da janela, que se encerrou no dia 20 de março. Os demais devem diminuir a área com o milho safrinha ou apostar, como eu, em outras culturas, como trigo, sorgo, ou aproveitar o período para realizar a correção do solo", disse.
Sobre a soja, devido às chuvas, ele explica que deve haver uma queda na média de produtividade entre 10% a 20%. "No meu caso, no ano passado eu colhi cerca de 60 sacas por hectare na soja, e este ano, deve ficar entre 50 a 55 sacas por hectare". Além da redução na produtividade, as chuvas acabaram atrapalhando o ganho de peso nos grãos e prejudicando as aplicações de fungicidas, o que gerou casos pontuais de ferrugem em algumas propriedades.
Em relação ao milho, este atraso deve diminuir a produtividade, segundo Pauli. Ainda que seja cedo para prospectar quanto deva ser esta perda, ele detalha que já não se tem a expectativa de média de 100 sacas por hectare.
0 comentário
Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira