HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Área de milho safrinha deve diminuir em 50% em Nova Xavantina (MT), segundo liderança local

Publicado em 10/04/2023 10:06
Artemio Antonini - Presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina/MT
Produtividade da soja na região foi dentro do esperado, mas produtores sofrem com problemas de armazenamento

Podcast

Área de milho safrinha deve diminuir em 50% em Nova Xavantina (MT), segundo liderança local

Logotipo Notícias Agrícolas

O atraso na chegada da chuva para o plantio de soja em Nova Xavantina, no Mato Grosso, em outubro de 2022, fez com que a semeadura do milho safrinha também fosse postergada, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Artemio Antonini. Ele explica que, devido à perda da janela ideal de plantio do cereal, a área que seria dedicada ao cultivo deve cair em 50% este ano.

De acordo com Antonini, a safra de soja transcorreu sem problemas com pragas ou doenças, mas houve períodos de seca em algumas áreas do Município, o que deve prejudicar a produtividade nestes pontos específicos. "Ainda falta cerca de 8% a 10% da colheita a ser contabilizada, mas a média geral de produtividade para Nova Xavantina deve ser de 55 sacas por hectare, o que está dentro do normal para o que é costumeiro, entre 50 a 58 sacas por hectare", disse. 

A respeito do milho, com a desistência de alguns produtores em apostar na safrinha por receio de problemas no cultivo e, por estar fora da janela de plantio, não conseguirem acessar o seguro, estes devem apostar em sorgo, gergelim e algodão. Ainda segundo a liderança, o cereal que foi plantado segue se desenvolvendo dentro da normalidade.

Outro ponto de destaque elencado por Antonini é a falta de espaço para armazenar os grãos colhidos. O presidente do Sindicato explica que já não há espaço nos silos, e os produtores estão optando pelo silo bolsa para armanezar os grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário