HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Milho no Paraguai tem 40% das áreas plantadas com atraso e produtores se preocupam com possibilidade de geadas

Publicado em 24/04/2023 10:16
Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios
Segundo especialista, o milho no país só estará mais resistente contra geadas entre final de junho e dia 10 de julho

Podcast

Milho no Paraguai tem 40% das áreas plantadas com atraso e produtores se preocupam com possibilidade de geadas

Logotipo Notícias Agrícolas

Com o atraso na colheita da soja no Paraguai, boa parte das áreas destinadas à cultura do milho acabaram tendo atraso no plantio, conforme explica a diretora-sócia da DASAGRO, Esther Storch. Ela explica que em torno de 40% das áreas com o cereal terminaram de ser semeadas ainda em março, fora da janela ideal de plantio.

Desta maneira, a expectativa de média de produtividade já é estimada em números inferiores aos dados de safras "dentro da normalidade" no Paraguai. "Enquanto temos, em média no país, uma produtividade na safrinha de milho de 6,1 a 6,7 toneladas por hectare, este ano a previsão é de 5,7 toneladas por hectare, por enquanto", disse.

Esther afirma ainda que o produtor plantou esta safrinha "limpando o que tinha na geladeira", utilizando as sementes e os insumos que já havia comprado, sem investir muito mais na implantação da cultura, tanto pelo atraso quanto pelos custos de produção.

"A preocupação que temos é da possibilidade de geada. Ainda que os sistemas meteorológicos não indiquem este fenômeno no momento, se vier uma geada em maio, 100% do milho estará exposto, e vai depender da intensidade da geada para sabermos o prejuízo", explica, lembrando que há diferentes estágios de desenvolvimento do cereal no momento, sendo 30% em fase vegetativa, 20% com espigas "milho verde", e 50% em floração e pendoamento.

"O milho aqui no Paraguai só estará mais resistente no final de junho, então se chegar uma geada no final do mês, até dia 10 de julho, as plantas estarão mais bem desenvolvidas", aponta. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário