HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da safrinha de milho em Itambé (PR) atrasa cerca de 30 dias e área plantada com o cereal deve diminuir

Publicado em 25/04/2023 10:08 e atualizado em 25/04/2023 11:12
Nivaldo Forastieri - Produtor Rural e Diretor da Foraster Agro
Segundo produtor rural, a média de produtividade do cereal deve ser menor que o normal nesta safrinha, estimada neste momento em 80 a 90 sacas por hectare

Podcast

Plantio da safrinha de milho em Itambé (PR) atrasa cerca de 30 dias e área plantada com o cereal deve diminuir

Logotipo Notícias Agrícolas 

Somando o prolongamento no desenvolvimento da soja e da colheita (devido ao excesso de chuvas), o plantio do milho safrinha em Itambé, no Paraná, teve um atraso de 30 dias, segundo o produtor rural e diretor da Foraster Agro, Nivaldo Forastieri. Ele conta que a maior parte da cultura do cereal ficou posicionada em março, mas ainda dentro da janela para a realização de seguro.

Forastieri conta que o ideal é que este milho tivesse sido todo semeado em fevereiro, para que a emergência das plantas do solo começasse em março. Desta maneira, com o atraso, a expectativa de média de produtividade diminui, saindo da casa das 110 a 120 sacas por hectare, considerado o normal para a região, para 80 a 90 sacas por hectare para o milho que foi semeado até 10 de março. 

"Hoje não temos áreas com o milho que possam ser consideradas excelentes, porque para isso, o plantio teria que ter finalizado em fevereiro. Temos 50% ótimo ou bom, 20% regular e o restante, que foi plantado mais tarde, ruim", afirma.

Com esta situação, o milho está totalmente exposto a uma possível geada. Entretanto, Forastieri explica que acredita que tal fenômeno não deva ocorrer, já que muitos meteorologistas falam sobre a chegada do El Niño, trazendo dias menos frios. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário