Atraso no plantio e clima fazem a média de produtividade do milho safrinha baixar em Querência (MT)
Podcast
Atraso no plantio e clima fazem a média de produtividade do milho safrinha baixar em Querência (MT)
![]()
As áreas de milho safrinha em Querência, no Mato Grosso, já começaram a ser colhidas, atingindo cerca de 40% das lavouras, segundo o produtor rural local, Osmar Frizzo. Ele explica que houve atraso no plantio do cereal, e que cerca de 30% do milho foi semeado fora da janela ideal.
Com isso, a média de produtividade no Município, que costuma ser de 110 a 120 sacas por hectare, vai ficar entre 100 a 105 sacas por hectare. Isso porque o milho plantado em atraso não recebeu chuvas significativas para auxiliar no desenvolvimento.
Um dos pontos levantados por Frizzo é a questão dos custos com os insumos para implantar esta safrinha. “Aquele produtor que não travou estes custos com antecedência vai sofrer, porque com o preço que está agora, vai precisar de 100 sacas para cobrir só os insumos”, disse.
A logística e o armazenamento também são problemas que devem ser enfrentados pelos produtores de Querência. “Como a soja ainda está sendo escoada, falta caminhão para transportar o milho que está sendo colhido, e também falta espaço nos silos e armazéns. O silo bag está sendo a alternativa”, disse Frizzo.
0 comentário
Milho: Mercado no Brasil tem semana de firmeza nos últimos dias, mas ainda pode sentir pressão no 1º semestre
Milho: Mercado brasileiro deverá trazer melhores oportunidades de comercialização no 2º semestre
Milho sobe na B3 mais uma vez nesta 5ª feira, acompanhando Chicago e o dólar
Milho Paulista: Valor da Produção Agropecuária cresce 26% em 2025
Futuros do milho acompanham a soja e registram elevações em Chicago nesta quinta-feira
Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025