Milho verão em São Valério (RS) sofre perdas por bacteriose e cigarrinha; chuvas que estão por vir podem piorar cenário
Milho verão em São Valério (RS) sofre perdas por bacteriose e cigarrinha; chuvas que estão por vir podem piorar cenário
![]()
O milho verão em São Valério, no Rio Grande do Sul sofre com o excesso de chuvas e outras consequências, segundo o responsável técnico pela Moura Projetos Agropecuários, Marcos Moura. Ele detalha que em uma determinada propriedade, há cerca de 50% de eprda por tombamento, bacteriose e cigarrinha do milho.
No Município, de maneira geral, cerca de 10% da produção de milho verão foi afetada, mas há preocupação de que as perdas possam ser maiores, devido a mais chuvas volumosdas que ainda estão por vir.
Moura explica que este milho afetado foi plantado mais cedo, e o grande volume de precipitações que caiu sobre São Valério em outubro, cerca de 950 mm de chuva, pegou algumas áreas em fase floração do milho.
O excesso de chuvas também tem atrasado o plantio de soja em cerca de 10 a 15 dias, já que são poucos os momentos em que as precipitações dão trégua para que o produtor consiga entrar no campo com as mnáquinas. "Com este atraso, pode prejudicar a produtividade da soja", disse.
0 comentário
Milho recua na B3 nesta 6ªfeira, mas ainda acumula valorizações ao longo da semana
Mercado do milho brasileiro atento ao clima e ao câmbio nessa reta final de 2025
Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México