Nova Mutum/MT perdeu produtividade no milho pelo clima e por ataque de percevejos, cigarrinhas e até ratos
Nova Mutum/MT perdeu produtividade no milho pelo clima e por ataque de pragas
![]()
A colheita da segunda safra de milho chega aos 80% na região de Nova Mutum no Mato Grosso e os produtores estão registrando produtividades muito variadas dentro do mesmo município.
Proprietário da Cowboy Consultoria Agronômica, Cledson Dias, conta que, tomando por base produtividades entre 150 e 160 sc/ha registradas na temporada de 2023, as colheitas deste ano registram queda de 20 a 30 sacas em algumas regiões, outras mais perdas e algumas até acima do ano anterior.
Essa variação se deu pelas chuvas irregulares dentro da região, com algumas localidades ficando até 35 dias sem chuvas, outras entre 15 e 20 dias e até partes com regime pluviométrico normal.
Além das dificuldades climáticas com falta de chvuas e altas temperaturas, os produtores de Nova Mutum tiveram que enfrentar aumento no ataque de percevejos, cigarrinhas e ratos nas lavouras.
Dias explica que sempre houve ratos nas lavouras da região, mas neste ano os ataque aumentaram e se intensificaram com presença dos roedores na soja, milho e até algodão. Ele conta que os animais comeram sementes recem plantadas em muitas áreas e atacaram até mesmo as espigas que estavam em ponto de pamonha.
Confira as fotos da lavoura de milho na região de Nova Mutum/MT após os ataques dos ratos. Fotos por: Jornalista Pedro Silvestre
Confira a entrevsita completa com o Consultor no vídeo.
0 comentário
Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira