ONG denuncia condições de trabalho em lavouras de café no Brasil e produtores devem ficar em alerta para evitar problemas com a comercialização

Publicado em 07/04/2016 12:16 e atualizado em 07/04/2016 15:20
66 exibições
Condiçãio de trabalho nas lavouras de café será destaque em UD's da Cooxupé que acontecem a partir da próxima semana nas unidades da Cooperativa pelo Brasil

A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé) realiza entre os meses de abril a junho o ciclo de palestras denominadas UD's (Unidades Demonstrativas) com objetivo de orientar os cooperados sobre diversos temas fundamentais para o dia-a-dia da cafeicultura.

De acordo com o coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, a primeira UD ocorrerá no município de Alpinópolis (MG), finalizando o ciclo de palestra em Monte Carmelo (MG) no dia 02 de junho.

"As Unidades Demonstrativas foram criadas para promover um maior relacionamento da Cooxupé com seus cooperados, além de levar informações sejam de natureza técnica ou institucional", explica Araújo.

Neste ano, as UD's estarão voltadas a quatro temas principais, sendo eles: o uso racional de defensivos; gestão financeira da propriedade agrícola; adequação social e ambiental das propriedades; e os programas de capacitação da Cooxupé. No local do evento também ocorreram palestra sobre a saúde no campo e sucessão familiar.

Outro assunto a ser debatido durante o ciclo de palestra são as recentes retomadas nas discussões sobre o trabalho escravo na cafeicultura brasileira. "Nós temos cerca de 12 mil cooperados e nenhum apresentou problemas relativos a trabalho escravo. Então queremos deixar bem claro para o nosso cooperado que ele precisa se documentar, não adianta apenas cumprir as legislações, é preciso se certificar, porque em caso de uma fiscalização ele esteja resguardado pela lei", destaca Araújo.

As datas e locais das UD's podem ser acompanhas através da unidade da Cooxupé em cada região.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário