Apesar de toda tecnologia à disposição da agricultura, média de produtividade da soja no Brasil está estagnada

Publicado em 05/05/2016 10:40
Produtividade média de 50 sacas por hectare poderia dobrar apenas com ajustes no solo e aprimoramento da qualidade das sementes

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja - atrás apenas dos EUA - com a produção de 108,014 milhões de toneladas em uma área de 33,614 milhões de hectares. Segundo a Embrapa a produtividade média da soja brasileira é de 3.011 kg por hectare, o equivalente a 50,18 sacas por hectare.

Embora ainda sejamos um grande player neste mercado, o diretor comercial da Aminoagro, Michel C. Butnariu, ressalta que nos últimos 10 anos o rendimento da oleaginosa praticamente ficou estagnado.

"Hoje nos temos máquina de excelente qualidade, insumos modernos, as melhores tecnologias em transgênicos, técnicos capacitados, então a produtividade poderia ser melhor", considera Butnariu.

Segundo ele, os fatores limitantes para a evolução da produção brasileira atualmente são os tratamentos de o solo e sementes. Em casos de aproveitamento máximo dos dois componentes a produtividade por hectare variou entre 140 a 150 sacas.

"No solo, a questão biológica é um fator bastante limitante, principalmente nas regiões de fronteira como no Tocantins, onde o solo é naturalmente pobre em matéria orgânica. A primeira preocupação dos produtores neste caso é equilibrá-los quimicamente o que pode prejudicar ainda mais a biologia do solo", alerta o diretor comercial.

A utilização de defensivos ao longo dos anos produtivos também reduz a população microbiana, limitando a interação do solo com a produtividade.

Já no caso das sementes o vigor tem sido o principal impasse. Butnariu conta que plantas emergidas e desenvolvidas nas mesmas condições de clima e solo apresentam diferenciação no rendimento.

Neste sentido a Aminoagro desenvolveu o Programa Construindo Plantas (PCP) na busca de melhorar a eficiência da lavoura a partir de uma análise que classifica o vigor da semente. Com esse conhecimento a empresa pode orientar sobre a melhor forma de obter plantas mais eficientes em todas as fases da cultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário