ENTEC$ 2010: Presidente da Aprosoja expõe gargalos da produção à céu aberto no MT e pede engajamento do produtor para com eles

Publicado em 07/05/2010 13:59 e atualizado em 07/05/2010 18:06
Confira a palestra de Glauber Silveira, direto da ENTEC$ 2010 em Lucas do Rio Verde-MT.

 

O Encontro Nacional de Tecnologias para Segunda Safra, a Entec$ 2010, teve seu primeiro dia marcado por fortes discussões quanto ao rumo que tomará o crescimento das produções agrícolas no Mato Grosso e discussões sobre os gargalos que o Estado sofre. Glauber Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), palestrou expondo os pontos críticos da região, pedindo apoio e participação do produtor rural na cadeia produtiva brasileira.

O Mato Grosso que hoje é o maior estado produtor de alimentos do país e segundo maior produtor de soja do mundo teme perder seu posto em função de problemas com infra-estrutura como falta de logística de transporte e armazenamento de grãos, pressão sobre desmatamento ambiental e endividamentos agrícolas adquiridos ao longo dos anos.

A cultura da safrinha de milho que cresceu em menos de quatro anos tem atualmente sofrido com a falta de armazenagem, uma vez que não existe preço de venda que traga rentabilidade ao produtor, hoje estocado a céu aberto. São mais de quatro milhões de toneladas do grão parados, aguardando a colheita de aproximadamente oito milhões de toneladas da safra deste ano.

A soja, carro-chefe da produção no estado, apesar de ser demandada pelo mundo, perde em rentabilidade, uma vez que o alto frete não compensa transportar até portos do sul do país. Este ano, a região teve recorde em produção, porém, faltou produtividade para embarcar renda ao sojicultor, no entanto, aponta mais um problema para o agricultor: a indústria a céu aberto dependente do clima.

Glauber acredita que o ponto de partida para solucionar os gargalos que enfrentam é a voz ativa do produtor de reivindicar politicamente suas necessidades de melhoria e mostrar ao mundo o tamanho da capacidade da produção brasileira vinda do Mato Grosso.

“Nós temos que começar a vender a imagem certa porque senão essa informação parcial ou incompleta pode mostrar apenas uma parte da nossa realidade”, espana.

Como associação representativa do setor, a Aprosoja começou em meados de abril o “Circuito Aprosoja – Plantando Idéias” onde percorreu até agora 15 mil quilômetros, 19 cidades e pretende atingir seus quatro mil associados. O projeto visa acompanhar a produção da soja em variadas regiões do estado a fim de buscar as soluções dos problemas, analisando diferentes aspectos do trabalho de cada sojicultor.

Ao fim da apresentação, Silveira apela para o produtor: “Pelo amor de Deus! Comece você a trabalhar por você. Não dá para a Aprosoja fazer isso por você o tempo todo, é preciso que você tome a atitude e faça também alguma coisa por você, e isso começa pela política deste ano. Por favor, vamos sim nos comprometer!”
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário