CAT SORRISO: Confira a palestra de Fabiana Maldonado durante o 1º Encontro Regional de Sistemas Produtivos em Sorriso - MT

Publicado em 01/06/2010 14:15 e atualizado em 04/06/2010 12:56 1023 exibições
Fabiana Maldonado, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA - traz para o Encontro Regional de Sistemas Produtivos a discussão sobre as políticas públicas para o desenvolvimento da ILPF (Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta) no Brasil.
A fiscal do MAPA ressaltou durante a sua palestra no CTG "Recordando os Pagos" da importância da implantação de políticas públicas para o desenvolvimento da ILPF no Brasil. Para ela é necessário uma troca de informação, tecnologia, conhecimento e sustentabilidade entre o produtor rural e o governo federal. Além isso a Integração Lavoura – Pecuária – Floresta é um sistema de produção, que pode ser considerado novo e bastante complexo e que necessita de uma nova visão sobre a exploração agropecuária. O sistema também requer o acompanhamento de uma assistência técnica de qualidade, com experiência no tema. Atualmente, o Governo Federal como um todo vê a ILPF como uma estratégia viável para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, contribuindo para a redução dos índices de desmatamentos observados tanto no bioma Cerrado quanto na Amazônia. Por sua vez, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vem aperfeiçoando suas linhas de crédito para possibilitar a adoção da ILPF por parte dos agropecuaristas. Há que se ressaltar que o grande estoque de pastagens degradadas está nas mãos dos pecuaristas, que não têm as mesmas habilidades e condições do agricultor para efetivamente romper esse ciclo de degradação porque sofre a pastagem. Temos condições de dobrar ou mesmo triplicar a lotação animal nestas áreas, liberando inclusive, áreas já desmatadas para outros fins produtivos diversificando a produção da propriedade como, por exemplo, a produção de madeira para fins energéticos, matéria prima altamente demandada atualmente pelo setor siderúrgico nacional citou Fabiana.

Por Ana Carolina Travassos

Fonte:
Redação CAT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário