SORRISO: Confira a palestra realizada por Ademir Calegari, direto de Sorriso/MT

Publicado em 01/06/2010 19:50 e atualizado em 04/06/2010 14:51
Ademir Calegari apresenta soluções e novas propostas para o tema: Rotação de Culturas e Plantas de Cobertura do SPD.
O palestrante Ademir Calegari ( IAPAR) Londrina-PR participou nesta terça do circuito de palestras do I Encontro Regional de Sistemas Produtivos no CTG e apresentou soluções para o agricultor em “Rotação de culturas em sistemas de plantio direto”. Ele que atua desde 1976 no SPD  levou a mensagem para o agricultor que não há como plantar apenas uma cultura por um período longo, mas que é necessário consorciar o solo com leguminosas, Bachiaras,Crotalárias e am algum casos até com a aplicação de gesso. Todo este processo aumenta a fertilidade do solo, aumentando a quantidade de nutrientes e o índice de Nitrogênio no solo.

Calegari ainda apresentou uma novidade: o plantio do Cartamo como alternativa no mix de culturas para o manejo e prevenção. Além do aumento da massa e da matéria orgânica, já que a planta possui cerca de 40% de óleo em sua composição. Por hora além desta cultura foi apresentado experimentos com o Trigo Mourino e da Crotalária consorciada com outras espécies que dá um grande aumento da produção porque melhora a qualidade do solo, mas complementa que a rotação de cultura é uma análise dos pontos de estrangulamento da terra e que não há receita por isso experimentar é o sucesso.  

Texto: Ana Carolina Travassos - CAT Sorriso
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário