Liberação de crédito está parada no Brasil e mercado acompanha; taxa para o crédito rural pode chegar a 8,5%

Publicado em 17/03/2015 09:07
Como um dos reflexos da instabilidade política e econômica, liberação de crédito no Brasil está parada. Juros para o crédito rural poderia subir para 10%, mas bancada ruralista tentar manter taxa em até 8,5%. Ainda no rescaldo dos protestos de 15 de março, Dilma vem a público e prega humildade em discurso. Reconhecimento dos erros de seu governo, no entanto, ainda estão longe de suas palavras.
Ao discursar durante cerimônia de sanção do novo Código de Processo Civil, na tarde de segunda-feira (16), a Presidente Dilma Rousseff comentou os protestos em todas as regiões do país, afirmando que recebeu com humildade, mas firmeza, as manifestações deste domingo contra seu governo. 
 
A presidente disse também que apesar da postura de humildade, só se pode dialogar com quem está disposto e, enfatizou que não fará nenhuma “confissão” de erros.
 
Segundo Telmo Heinen, após o fim de seu pronunciamento, Dilma "declarou a alguns jornalistas que a manifestação de humildade não era nenhuma confissão dos erros cometidos", e pediu para que as pessoas presentes comentassem então algum momento a qual ela não foi humilde.
 
Além disso, mesmo com toda instabilidade política a sociedade não tem provas contra o governo que poderiam resultar no impeachment.
 
 “O presidente da república só responde por erros dentro de seu mandato, dessa forma é impossível tecnicamente enquadrar o período de 2011 e 2014, para efeito de impeachment, uma vez que o mandato já encerrou", explica Heinen. 

 

 
Operação Lava Jato 
 
A Operação Lava Jato completa 1 ano nesta terça-feira (17), e até o momento, a Polícia Federal já cumpriu mais de 350 mandados de prisões preventivas, temporárias, busca e apreensão e condução coercitiva.
 
Na manhã da segunda-feira (16) o Ministério Público Federal (MPF) deflagrou a 10ª fase da operação com denúncia a 27 pessoas, entre elas o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.
 
No entanto, Telmo ressalta que as acusações feitas sobre repasses ao Partido dos Trabalhadores não correspondem ao mesmo período na qual Vaccari era tesoureiro do partido. "Continuo achando que o Juiz Sérgio Moro está fazendo de tudo para que o rito processual saia com a maior perfeição, mas os procuradores tem decepcionado a medida que acreditam nas questões de mérito relatados nas delações premiadas, que são apenas confissões, suposições".

 
Petrobras
 
A Petrobras anunciou no início desta semana, que pretende desfazer de parte do patrimônio para cobrir gastos. Entre os bens estão ativos de geração termelétrica e de distribuição de gás no Brasil, além de participações em campos petrolíferos e de bens no exterior, o que deverá reforçar o caixa da companhia, defasado pela corrupção.
 
Para Telmo, a medida mais eficiente, para evitar a corrupção no sistema capitalista seria a desestatização, uma vez que "o poder corrompe".
 
"É preciso acabar com o lugar de roubar, pois não é possível acabar com 'ladrões' porque eles se formam lá dentro", afirmou o consultor.

 
Crise Econômica
 
Apesar de o dólar ter fechado em leve queda nesta segunda-feira (16), a instabilidade política ainda influencia na cotação cambial, já que evolução do preço do dólar não é uma questão de demanda física, mas sim de fatores políticos, considera Heinen.
 
Além disso, outro aspecto que preocupa o produtor rural é o aumento nos juros e escassez do crédito rural. "Em Brasília há grandes rumores que o governo pretendia aumentar os juros para 10%, mas a bancada ruralista teria se manifestado e conseguido uma acordo de que os juros não passariam de 8,5% ao ano", declarou Telmo.
 
Ainda, com o atraso nas liberações de crédito rural, Heinen afirma que há um consenso entre os financiados para não pagar o financiamento, uma vez que falta garantia para o crédito ser renovado. "A pior atitude que o produtor pode tomar é acabar com o caixa, então é melhor eles ficarem com o caixa que é importante para sua atividade e deixar a dívida. Porque o pior que pode acontecer é esse valor ser renegociado", declara.
 
Telmo alerta também, que os principais prejudicados com a falta de crédito são os produtores de proteína animal que não tem um período específico de produção.
 
A recomendação do consultor é para os produtores aproveitarem os bons preços que são praticados - principalmente na soja - "para pelo menos cobrir as contas", conclui o consultor.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Telmo, o Bradesco que me atende aqui no oeste de SP, está com juros de 16,5% ao ano para o custeio do milho safrinha. Disseram-me que é um linha propria do banco, pois não veio nada do plano estatal.

    0