Menos Estado, mais confiança

Publicado em 02/09/2015 12:08
Menos Estado, mais confiança

A confiança é um fator fundamental em diversos setores da sociedade, e na política e economia não é diferente. Por estar constantemente fazendo ao contrário do que diz, a Presidente Dilma Rousseff, tem perdido esse ingrediente essencial para a prosperidade da nação.

Além da falta de confiança dos brasileiros no governo atual, o jornalista João Batista Olivi considera que precisamos assumir uma posição de menor dependência do Estado. "De tudo que é produzido 40% é destinado a impostos, então não adianta mudar o governo, é preciso reduzir o Estado", declara.

Com o governo gerindo apenas os setores que são necessários, como segurança, transportes, educação e saúde, reduziríamos também as chances de governantes e detentores de poder de utilizar a máquina pública em benefício próprio.

Segundo o artigo do jornalista Daniel Jelin, publicado no site da Revista Veja, a honestidade impulsiona boas ações, do mesmo modo, o contrário ajuda a coibir o crescimento. "Onde há boa fé, onde é forte o sentimento de reciprocidade, onde as relações de confiança vão além do parentesco, tanto maior será o incentivo para as transações comerciais e a troca de conhecimento. Inversamente, o descrédito complica, encarece e acaba inibindo as negociações, exigindo das partes todo tipo de precaução", declara o artigo.

Diante desse cenário, João Batista ressalta "que é preciso haver mais confiança, não no governo, mas nas pessoas". Neste mesmo sentido o artigo afirma que nos países em que as relações de confiança são limitadas aos laços de sangue, as empresas tendem a ser menores e familiares, como no caso dos países latino-americanos, moldados por um Estado centralizador e autoritário que, na tentativa de mediar a associação entre seus cidadãos, acaba por esterilizá-la.

Confira a publicação na integra:

>> Na Veja - Dilma e o lobo: como a desconfiança envenena os negócios e destrói riqueza

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Batista Olivi, vou lhe dizer que já vivenciei esta sensação aqui no Brasil, e num local perto onde o Sr. mora.

    Em 2004 fui a Botucatu, na Fazenda Demétria, participar de um Curso de Agricultura Biodinâmica, e conheci, ao lado, o Sitio Bahia, onde tem uma lojinha com produtos orgânicos e biodinâmicos à venda. Você entra, escolhe os produtos que vai comprar, faz a lista do que está comprando em um caderno que fica em cima da mesa do caixa, soma os valores, totalizando o valor da compra. Se fizer o pagamento em dinheiro, você abre a gaveta e coloca o dinheiro, se há necessidade de troco, você pega a quantia do troco.

    O tempo que você ficar na loja, escolhendo os produtos e fazendo o pagamento, os proprietários estão cuidando de outros afazeres, não veem ver o quê você está fazendo. CONFIAM PLENAMENTE EM VOCÊ!

    Visite o site: http://biolojadademetria.com.br/sitio-bahia

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Belíssima frase do professor Olavo de Carvalho que reproduzo aqui: "Como raramente, no mundo ocidental, os comunistas tiveram a oportunidade de tomar o poder mediante uma insurreição armada, o remédio que encontram é promover a estatização progressiva da economia e de todas as atividades humanas por meio de legislações restritivas, agencias de controle, impostos, etc. Inevitavelmente a expansão dos controles estatais cria uma situação opressiva cada vez mais insuportável, e então os comunistas lançam sobre "o capitalismo" a culpa de toda a opressão que eles mesmos criaram. Isso é praticamente TODA a história do discurso comunistas nos últimos cem anos".

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O Brasil é um País ímpar. O comunismo foi implantado no hemisfério Norte há cem anos e, o histórico não é dos melhores, o nazismo, o socialismo e outros "ismos" foram banidos dos ditos países de 1º mundo. No BraZil, o ptISMO, fundiu o populISMO com o banditISMO e nos estão ROUBANDO mais de uma década e, quando discordamos, chamam-nos de GOLPISTAS!!! SÓ AQUI NO braZil !!!

      0
  • Pedro Biccas Araújo Montes Claros - MG

    Prezado João Batista, em uma nova estrutura social, subjetivamente (batendo em ferro frio ), eu iria além..., o governo ser responsável apenas por segurança, transporte, saúde e educação não melhoraria nossa nação. O governo, ao meu ver, deveria, isso sim, apenas fiscalizar e cobrar, que por sinal faz muito bem..., o restante seria conosco.... Ilusão??!!! (grande abraço)...

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Já começo a duvidar da capacidade do governo em gerir o estado minimo, talvez o "mini micro", segurança publica, justiça e de resto apenas fiscalizar e cobrar, educação não pode ficar n mão do estado, pois vira meio de criar militontos e não alunos.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      RAPAZ ... OLHA QUANTO VALE "ANDAR DIREITO" !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      complementando: Depois de você CONQUISTAR a CREDIBILIDADE por seus atos, você passa a inspirar CONFIANÇA. Esse patrimônio social é INTRANSFERÍVEL e, pode ser eterno, SÓ DEPENDE DE VOCÊ !!!

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Confiança é fundamental nos negócios..., vejam o caso Petrobrás, com as dezenas de milhões de dólares que os americanos investiram, emprestaram aos brasileiros, na base da confiança, para que a empresa pudesse retirar o petróleo do pré-sal. Nas mãos do PT, o que aconteceu? Faliram a empresa de tanto roubar... O dinheiro, depositado no Brasil, foi usado pelo partido em favor de um projeto politico partidário. Que vergonha!!!... "Cairam no golpe do Lula", poderia alguém objetar. De certa forma é verdade, pois assumiram o risco de investir em uma empresa estatal controlada por politicos e em seu favor... Não pode acontecer diferente quando o Estado passa a atuar diretamente na economia. Por que motivos o Estado brasileiro deve manter bancos públicos ou empresas prestadoras de serviços públicos? Não existem motivos, a não se um: os politicos se apossarem desse patrimonio que, sendo público, não é de ninguém. Do jeito que estão as coisas, quem é louco para emprestar dinheiro para empresas estatais brasileiras? Ontem a RUMO Logistica (da ALL) perdeu 7% de seu valor em um único dia. Ai alguém pergunta, o que tem a ver com o assunto? Ora, é a empresa ferroviária mais importante do Brasil, e essa queda significa que a empresa não está bem e que não haverá mais investimentos no setor! os investidores estão saindo do negócio de transporte ferroviário, o que é péssimo para a agricultura, que precisa, mais que nunca, diminuir os custos do transporte de grãos e derivados.... Voltando ao assunto, o produtor precisa pensar e se convencer de que o Estado não pode promover o crescimento e desenvolvimento economico de uma nação..., ele até pode tentar induzir esse crescimento e desenvolvimento, mas saibam que isso não trouxe prosperidade em nenhum lugar do mundo onde foi aplicado... Portanto, é urgente termos mais liberdade economica, sem que o Estado interfira na vida social e economica das pessoas, deixando-as livres para negociar com base na confiança e não baseado em imposições estatais, que tanto prejudicam os empreendedores do Brasil.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      As ações que a Petrobrás está sendo acusada pela SEC, orgão equivalente a Comissão de Valores Mobiliários da Bolsa de Mercadoria & Futuros do Brasil, provavelmente vão ser alguns bilhões de dólares que deverão ser pagos aos investidores americanos. Quanto a RUMO Logística, ela é uma empresa do grupo COSAN, acionista da ALL. São empresas do mesmo ramo, mas têm interesses antagônicos, ouso afirmar que: "TEM CAROÇO NESSE ANGU !!!

      0