Flechada Waimiri em Dilma, por João Batista Olivi

Publicado em 14/09/2015 11:49
Flechada Waimiri em Dilma

A concessionária Transnorte Energia S.A (TNE), formada pela Eletronorte e Alupar, protocolou na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pedido de anulação da concessão da obra de construção do Linhão de Tucuruí, que interligará Boa Vista ao Sistema Nacional Interligado (SNI) de Manaus (AM).

A concessionária justifica o pedido de rescisão a partir de duas vertentes: problemas relacionados ao licenciamento ambiental e problemas judiciais. De acordo com Ministério de Minas e Energia, a obra deveria cruzar a terra indígena dos Waimiri-Atroari, onde já passam a rodovia federal BR-174 e um cabo de fibra ótica para serviços de telefonia celular.

Para iniciar a obra, a Funai precisa conceder uma Carta de Anuência, que permitirá ao Órgão Licenciador a emissão de uma Licença Prévia (LP). No entanto, de acordo com o jornalista João Batista Olivi, a pelo menos cinco dias promotores e ambientalistas "solicitaram a descrição do projeto técnico da concessionária", o que desestimulou a empresa a dar continuidade a obra que levaria progresso a região.

"O linhão que sai de Tucuruí para Manaus, com ramificação para o Amapá e Roraima, circundaria toda a calha norte do Amazonas e fecharia o sistema de energia", explica Olivi.

A dúvida a partir de agora é como darão andamento ao projeto, já que o Governo Federal não possui reservas para dar andamento ao projeto que integrará o sistema de elétrico do norte, evitando problemas com o abastecimento de energia. "Sem energia o mundo não anda, não há esmagamento da soja, produção de farelo e consequentemente de proteína animal", ressalta João Batista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Afonso Baltazar da Silveira Vitória da Conquista - BA

    Caro João Batista, excelente texto das flechadas..., na verdade representa, na integra, vontade de boa parte dos brasileiros, senão a maioria. Que as flechadas alcancem esse alvo com precisão o quanto antes.

    0