Governo Dilma cogita aplicar uma nova modalidade de imposto sobre os sojicultores

Publicado em 17/09/2015 11:54
Governo Dilma cogita aplicar uma nova modalidade de imposto sobre os sojicultores: "retenciones" sobre a movimentação da soja

Desesperado para aumentar a arrecadação através do aumento de tributos, o Governo Federal estuda aplicar uma nova modalidade de imposto sobre as exportações de soja, a exemplo do que acontece na Argentina com as "retenciones".

As retenciones nas exportações de soja da Argentina fazem parte das práticas de intervenção governamental na atividade primária, onde é realizada uma taxação de 35% sobre os preços dos grãos no país. Os produtores argentinos reclamam da sua aplicação, pois deixam de obter lucros maiores.

Segundo o diretor da Custo Agro, Eduardo Lima Porto, o governo já cogita aplicar essa taxação desde o ano passado, mas adiou a proposta por conta do ano eleitoral. "O governo brasileiro vem acompanhando os resultados das arrecadações na Argentina nos últimos anos", explica.

De acordo com informações obtidas pelo setor, o valor a ser cobrado ainda está sendo estudado, mas deverá usar como base no sistema de substituição tributário onde as tradings recolheriam o imposto sobre o valor da compra, com isso o governo espera arrecadar 20 bilhões com as movimentações de soja.

Ainda que em caráter especulativo, essa medida tem uma grande probabilidade de ser efetivada. "E sobre essa probabilidade que o setor se proponha a uma discussão e ações preventivas para que isso não ocorra", avalia Porto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Romildo Antoniasse cruzmi - PR

    Parar de plantar um ano e vamos ver o que eles vão arrecadar... ou melhor, o que vão comer ...... ô! raça .......

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Romildo, acho que nem seria necessário, basta trocar essa classe dirigente politica, os cleptocratas, que nós mesmos colocamos lá. Retira-los e colocar outras pessoas no lugar deles, com a exigencia de que nunca mais os cleptocratas abram sequer a boca para falar de politica no Brasil. Nós fomos os responsáveis por criar essa "elite", os cleptocratas.

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Romildo nem precisa tanto. Se os agricultores brasileiros assinarem termo de compromisso e não plantar 5% da área de soja e milho, seria suficiente para reverter o mercado. tenho amigos americanos que fariam o mesmo por lá. 5% não é dificil não.

      0
    • SERGIO ELOI GEALH Sarandi - PR

      MARCELO Uma meta apropriada, não precisamos de extremos ... Somente mostrar a nossa cara, e o valor que temos.

      0
    • Salete carvalho Lavras - MG

      Está na hora dos deputados que se dizem da área rural nos defenderem,nós que trabalhamos de sol a sol dependendo do clima e dos preços que na sua maioria não somos nós que tabelamos.

      0
  • R L Guerrero Maringá - PR

    Por que não cobram dos assentados da reforma agrária?

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Poderiam mandar a conta ao Edsom Amieiro do Paraná...ao Arlindo Albrecht de Goías e ao Pereira do mogno de São Paulo...afinal us cumpanheiro serve para receber..e pagar...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Dalzir, eu o admiro por essa sagacidade, PARABÉNS !!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rensi...qual o problema dos brasileiros...a memória é muito curta...se apaixona pelos bons de PAPO..SALIVA..muito rápido e por isto temos políticos e lideranças rurais pelegos..inoperantes..ENROLÕES...sem conseguir os resultados que a classe precisa...veja um matéria neste espaço sobre a um diretor da aprosoja que foi a China a passeio( só pode ser isto!!!!) pois no retorno ele faz citações sobre modais que até a cachorrinha da fazenda sabe...e nó esperamos o que deste tipo...vazios sanitários exagerados...produtor engessado com leis...(principalmente o MT) e problemas da classe se perpetuando..veja falta de crédito...funai...etc...e os cara vão pra China para aprender que se anda de ré quando vamos pra traz...com dinheiro dos produtores...

      Mas no caso do trio citado eles falavam e falam aos quatro ventos embalados por crecimento falso ..desordenado e sem base de sustentação como um milagre..acabado o milagre sobre a conta..portanto os fazedores de milagre falso e mentiroso tem que pagar a conta...

      0
  • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR

    Pois é, é a incompetência sugando a seiva da competência dos agricultores brasileiros, que apesar de todos os desafios impostos, ainda conseguem produzir e fazer diferença em uma terra de ninguém! O sistema deveria cortar gastos, mas não, preferem cortar investimentos, decidem que meter a mão na carteira dos outros é mais fácil! Ah se não fosse a gordura dos coxinhas... De onde sairia o socorro? Onde estão os idiotizados defensores da quadrilha?

    0
  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    É impressionante a capacidade desse governo de criar e copiar ideias desastrosas. Já escrevi neste espaço que o produtor não pode ficar tranquilo diante dos desmandos dessa administração porque os parasitas costumam atacar preferencialmente as partes mais ricas e suculentas de suas vítimas. Como único setor superavitário da economia brasileira, a agricultura naturalmente está na mira do leviatã viciado em dinheiro. Pela comprovada falta de capacidade de planejamento desse governo, é bem capaz de considerarem matar a galinha dos ovos de ouro para fazer uma canja para saciar a fome de hoje, afinal, para quem sempre gastou como se não houvesse amanhã, o amanhã simplesmente não é levado em conta.

    Aprovar uma insanidade dessas seria o início do fim da agricultura, já tão pressionada pelos custos absurdos gerados pela falta de infraestrutura e pela já altíssima carga tributária.

    Vale lembrar que estamos entrando em um período crítico de trabalhos no campo: a semeadura de nossa principal safra. É bom que os órgãos que nos representam fiquem atentos, pois nem teremos tempo de protestar se o governo tentar aprovar sorrateiramente esse plano, enquanto trabalhamos.

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Carlos, não há racionalidade, nem economica, social ou politica, nas ações dos partidos de esquerda. Muitas vezes é melhor debater com uma porta, do que com um esquerdista. Eles estão interessados apenas em demagogia e populismo barato. Existe entre os conservadores e liberais, um debate, se a crise foi deliberadamente provocada ou não? Os conservadores dizem que sim, os liberais, que não. Os primeiros pressupões que para manter o poder, a esquerda destruirá o País, os segundos, que foram apenas erros cometidos na politica economica, o que transforma os esquerdistas em pessoas com boas intenções, porém sem capacidade administrativa. Penso que tudo foi feito de modo deliberado, sendo que FHC e Lula tinham uma preocupação com a politica e Dilma não, nem politica, nem economica, nem social, somente o poder importa. O que está acontecendo no País é que a base da Câmara, a bancada ruralista, também pensa em perpetuar-se no poder. Os produtores querem ter poder decisório, mas não acompanham seus deputados. A crise está em um ponto crítico.

      0
    • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

      É uma mistura de gente sem noção com gente com noção, mas mal intencionada. Dilma faz parte do primeiro tipo e lula do segundo.

      0
    • Marcelo Luiz Campina da Lagoa - PR

      Não temos representantes para nos defender. Temos sim beneficiários do imposto sindical, que por sinal não precisam prestar contas ao TCU. Veja a FAEP, que agora defende o pedágio. Cada um por si.

      0
  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    quando que vamos começar a fechar estradas?

    0
    • Joel Carlos Hendges Balsas - MA

      Ta marcado. Dia e hora exata que ameaçarem levar isso adiante. Ninguém anda em rodovias mais neste país ! Vamos parar tudo e pedir logo alem da extinção desta pataquada de imposto sobre a soja, também o impeachment desta louca!

      0
    • Bertram Griehl Assis - SP

      Mexendo com quem vem sustentado o país. Agora acho que o PT vai para extinção. Tamo junto com os Agricultores. E toda classe produtiva. Chega de pagar pela corrupção.

      0
    • Rui Seiti Kamimura Jr Conceição das Alagoas - MG

      Apoiado!

      0
    • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

      Chega , li que o governo federal nos últimos anos contratou 200 mil funcionários em cargos com remunerações mais altas , e 8 mil cargos de

      0
    • Valdomiro Rodante Junior Porangatu - GO

      Confiança sendo que passou para um total de 24 mil , os cartões corporativos da presidência os gastos cresceram de maneira escrochantes e ainda vem com esta de subir impostos. Porque não reduzem despezas???

      0
    • José Elias Nova alvorada do sul - MS

      Se o governo cogitar esse imposto,vamos fazer o maior tratoraço da historia ..borá todo mundo pra brasilia!!Fora PT partido que nao tem capacidade para GOVERNAR nosso País!

      0