Dólar político X Dólar estrutural . O primeiro, de movimento rápido e tendência incerta. O segundo, de mais longo prazo e queda

Publicado em 28/04/2017 12:00
Confira entrevista de Roberto Troster - Economista Integral Trust Consultoria
Entenda quando e como aproveitar a movimentação do dólar nas exportações agropecuárias

Podcast

Roberto Troster - Economista Integral Trust Consultoria

Download

O dólar sobe no Brasil e chega na casa dos R$3,20. De acordo com o economista Roberto Troster, o dólar no curto prazo é sempre "nervoso, político e sensível a notícias". Ele lembra que o mercado do dólar brasileiro é fragmentado e que o dólar futuro se mexe rapidamente com notícias externas, sendo mais sensível a rumores políticos.

Com isso, as notícias provenientes dos Estados Unidos, de que Donald Trump estaria buscando uma redução de impostos, o que atrairia investimentos para os norte-americanos e também as notícias brasileiras, com o Governo Federal tendo dificuldades para aprovar suas reformas, esse dólar de curto prazo sobe. O dólar estrutural, por sua vez, que define o fluxo de entrada e saída de divisas, tem uma tendência mais baixista.

Ele aconselha os exportadores a venderem seus produtos a qualquer indicação de alta, mas alerta que um planejamento a longo prazo seria mais arriscado, pois o dólar deve se mostrar volátil. Troster destaca ainda que, se o governo fizesse ajustes na política econômica, o dólar poderia ser mais baixo ainda.

Para Troster, também é difícil afirmar o que seria um valor justo de dólar, adequado a nossa realidade, pois isso varia entre os exportadores, importadores e consumidores finais. A solução, para ele, seria reformar o mercado de câmbio, uma vez que todos estão dependentes do dólar volátil, o que traz incertezas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário