Ainda há chance para a democracia

Publicado em 09/10/2017 08:51
Segundo cientista político, candidatos da centro-direita terão maior força nas eleições de 2018

LOGO nalogo

O cientista político Christian Lohbauer acredita que existe um processo vindo de alguns anos no país que irá culminar em uma preferência da população eleitora por um discurso pró-negócio, pró-desenvolvimento e com menos intervenção do estado nas próximas eleições.

Com alguns nomes no jogo, ele aponta que o próximo governante eleito pelo país deve estar dentro de um espectro político concentrado na centro-direita, tendo em vista que, em sua análise, a população pode rejeitar candidatos com discursos mais populistas. Para Lohbauer, o que irá definir as próximas eleições é a presença de um candidato "que vier com propostas diferentes".

Ele diz ser pouco provável, entretanto, que os discursos mais autoritários à direita ganhem força. "É barulho, mas não movimenta os brasileiros. O que tem força hoje é uma menor presença do estado", avalia. Ele acha que a ideia de resgatar um estado interventor "fracassou" e visualiza não ser possível a ideia de "resgatar um estado interventor".

O atual ministro da fazenda, Henrique Meirelles, poderia ter um apoio bastante coordenado, como destaca Lohbauer. Contudo, o cientista diz não saber se Meirelles possui força física para enfrentar novas eleições.

As eleições de 2018, na previsão do cientista, serão muito semelhantes às eleições de 1989, com muitos candidatos relevantes na disputa. Porém, as redes sociais - cuja utilização mudou consideravelmente das eleições de 2014 para cá - podem ser decisivas para alguns cargos, embora os cargos majoritários ainda necessitem de uma combinação de ações.

Leia mais:

>> Na Folha: Bolsonaro diz que é liberal e adota discurso que agrada investidores

>> O Globo: Brasileiro desconfia de políticos, mas vê eleição como saída para crise

>> Na Veja: 55% não votariam em Doria para presidente

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • R L Guerrero Maringá - PR

    Discordo da percepção do cientista político Christian Lohbauer em quatro pontos:

    1. Há sim um sério risco de trocarmos o bolivarianismo por uma ditadura neo fascista.

    2. Não basta o desenvolvimento econômico de um Dória, precisamos de nossas armas de volta, assim como exigimos que os nos perseguiram nas ultimas decadas, ao mesmo tempo em que depravavam nossa sociedade, sejam punidos e expulsos das escolas, universidades e repartições públicas. Não basta enchermos o bolso, precisamos desaparelhar o país.

    3. Bolnosaro é boca dura mas não é extremista, pelo menos não tanto quanto uma parcela de seu eleitorado. E é nossa melhor chance de ao mesmo tempo desaparelharmos o poder público e desarticularmos o neo fascismo.

    4. As chances de Lula se reeleger e conflagrar o país são reais.

    1
  • Miguel Heinen Luís Eduardo Magalhães - BA

    O Próximo Presidente da República será aquele que as Mafias (Partidos e Oligarquia) escolherem... O "Sistema" (Grupos de Caciques Políticos e Oligarcas "amigos do Rei") irá definir um Candidato aceitável, que será "vendido" aos Eleitores via Pesquisas Eleitorais direcionadas e manipuladas... e depois é só os Contadores de Votos (sistema de apuração fraudável) direcionarem os Votos dos abobalhados e incautos Brasileiros para o Candidato escolhido pelos Mafiosos, Canalhas e Parasitas que nos exploram...

    No Brasil, se Eleição decidisse algo, em vez de o Voto ser Obrigatório, seria proibido...

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Miguel, excelente descrição da realidade brasileira. Essa última frase é sensacional, disse tudo em uma frase.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Miguel..seu estado sempre foi um estado rico..muita produção em todas atividades..povo trabalhador mas vota muito mal...elegeram alguns governadores que quebraram o estado....depois de votar mal não adianta chorar...e nem reclamar que eleição não presta..que roubam nas urnas...etc...podem roubar alguns votos que não interferem no resultado...portanto escolher mal tem sido uma tônica no Rio Grande...haja chororo...

      10
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Estás por fora . O eleitor está de saco cheio de discursos bonitos ,tanto dos da esquerda como dos que se escondem no centro. Quer mesmo é faca na bota.

    0
    • Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR

      Acabou o tempo.intervenção militar já

      3
    • R L Guerrero Maringá - PR

      (ao sr Philippsem): Tem que ser muito fora da realidade pra achar que o mundo aceita um golpe militar, assim de graça, e fica tudo por isso mesmo...

      Se isso vier a acontecer, em dez dias a comunidade internacional isola o país e impõe sanções...

      Está ruim, senhor Philippsem? Aconteça o que o senhor deseja e então saberá o que é o caos.

      0
    • Antonio Nascimento campo mourão - PR

      Sinuca de bico..., o problema de uma intervenção é de qual lado, poderia ir à direita ou à esquerda..., pelo métodos atuais, com urnas fraudaveis, e sem auditoria - mais povo ignorante - novamente qualquer poste... ainda mais com essa mídia manipuladora..., filme já visto, com reprise já encaminhada..., lá nos idos de 2035 estaremos discutindo foro privilegiado da quinta geração dessa casta...

      0