Câmbio com volatilidade em 2018 por causa das eleições, mas tendência é de queda para o final do ano, podendo chegar aos R$ 3,10

Publicado em 27/11/2017 12:13
Confira a entrevista com Roberto Troster - Economista Integral Trust Consultoria
China, EUA, UE e Argentina, responsáveis por 60% das exportações brasileiras, devem manter a expansão de suas economias e continuar como grandes compradores em 2018.

Podcast

Câmbio com volatilidade em 2018 por causa das eleições, mas tendência é de queda para o final do ano, podendo chegar aos R$ 3,10

Download

LOGO nalogo

Roberto Troster, economista da Integral Trust Consultoria, aposta em uma retomada da economia brasileira que deve se estender para o próximo ano. Segundo ele, o setor agrícola, por sua vez, é um dos grandes responsáveis pelo feito - o Produto Interno Bruto (PIB) do setor deve crescer 10% em 2017, enquanto o PIB referente a todo o país, 1%.

Ele diz que essa retomada, até o momento, é lenta, beneficiando mais alguns setores do que outros. Contudo, ele espera que o PIB cresça 3% em 2018, fruto de um entusiasmo mais forte no mercado, embora visualize que questões como o desemprego precisem de uma política mais focada para serem sanadas.

Países que costumam realizar negócios com o Brasil, como a China, os Estados Unidos, a Argentina e também o bloco da União Europeia, se mostram em um bom cenário econômico. Para o economista, é bom que essas economias estejam caminhando de forma positiva para que a comercialização siga avançando.

Internamente, a inflação deve continuar em baixa, mas as eleições podem trazer volatilidade ao câmbio, sendo influenciada pelas pesquisas eleitorais realizadas ao longo do ano. Por sua vez, o fluxo esperado de dólares é maior, com um diferencial de taxa de juros, que segue alta em relação a outros países.

Para o agronegócio, as commodities em alta trazem baixos riscos no quadro externo, mas o câmbio deverá ser monitorado de perto para que os produtores não criem dependência em torno de um patamar, bem como para que não corram riscos ao decorrer do ano.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário