Politica protecionista de Trump provoca volatilidade no mercado e abre espaço para uma nova configuração econômica mundial

Publicado em 14/03/2018 17:57
Brasil precisa ser protagonista nessa mudança e encarar como oportunidade essa nova tendência dos mercados

LOGO nalogo

Nesta quarta-feira (14), o Notícias Agrícolas conversou com o economista Roberto Troster para discutir os novos capítulos da guerra comercial entre Estados Unidos e China, em um momento no qual o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaça taxar novos produtos.

Para Troster, o protecionismo do aço poderá proteger 1,4 milhões de empregos, mas piorar a situação de 7 milhões de empregos que dependem diretamente do produto como matéria-prima. "É uma política míope e parcial", avalia.

Ele destaca o exemplo do Brexit para destacar que "isolacionismo é um tiro no pé", já que a União Europeia ficou mais forte e os britânicos irão ter um menor crescimento. Assim, Troster acredita ser razoável prever que o mundo irá ficar mais unido sem os Estados Unidos e que os grandes perdedores desta guerra serão eles. Este fator até poderá trazer uma volatilidade econômica de curto prazo, mas a médio e a longo prazo haverá um mundo unido, com os norte-americanos excluídos.

A situação para o Brasil, conforme ele visualiza, irá depender da atitude do Brasil. Se o país tentar se integrar, será bom. Se ficar como espectador, também deve ficar isolado. O economista aponta que a primeira parte seria que toda a sociedade discutisse essa questão com os candidatos, tendo em vista o ano de eleições. Por outro lado, uma integração maior entre Brasil e Argentina facilitaria o trabalho para conquistar novos mercado, sobretudo no agronegócio.

"A maior produção de soja do mundo fica na Argentina e no Brasil e a maior bolsa fica em Chicago. Isso não faz sentido", acredita o economista. Para ele, a construção de uma bolsa local seria um projeto importante e também não seria difícil. "É só ter força de vontade e determinação".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário