Congresso deve ter menor índice de renovação mas pode contar com mais nomes novos entre os parlamentares. Entenda porque...

Publicado em 24/09/2018 13:21
Renato Dias - Diretor Executivo do Blog Ranking dos Políticos
Para quem pretende votar em um candidato à reeleição , blog Ranking dos Políticos é uma ferramenta que pode ajudar na decisão

Podcast

Entrevista com Renato Dias - Diretor Executivo do Blog Ranking dos Políticos sobre o Ranking Políticos

Download
 

LOGO nalogo

A partir de 2019, a renovação do Congresso deve ser a menor da média histórica, que atualmente é em torno de 50%. O blog Ranking dos Políticos é uma ferramenta que pode ajudar na escolha do voto, principalmente para os candidatos que estão se reelegendo.

De acordo com o Diretor Executivo do Blog Ranking dos Políticos, Renato Dias, o cenário eleitoral indica segundo turno para a disputa presidencial entre o Jair Bolsonaro (PSL) e o Fernando Haddad (PT). “A minha leitura é que se nada muito grave acontecer daqui até o dia da eleição vai ter um segundo turno”, aponta.

As eleições podem ser consideradas diferentes no sentido de polarização da ideologia. “Eu acho que é diferente neste sentido, pois tem alguém que se coloca como de direita e que não tem vergonha de assumir com a tradicional esquerda, sendo que isso é algo que não aconteceu nos últimos anos”, comenta.

O diretor acredita que esse cenário eleitoral é em função da omissão do partido do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que não fez uma oposição firme nos últimos 13 anos. “Essa grande ascensão do Bolsonaro só foi possível por conta dessa má atuação do PSDB durante todos esses anos com uma oposição tímida e nada firme”, ressalta.

Em relação à renovação do Congresso, a expectativa é a partir de 2019 fique abaixo da média histórica, que é em torno de 50%. “Se você olhar com mais atenção vai ver que dentro desse percentual tem o prefeito que virou deputado ou o deputado que foi eleito como senador. Eu acredito que esse número de renovação vai cair para 35% devido à campanha mais curta, o financiamento e um grande número de candidaturas de reeleição”, diz. 

"Por outro lado, o número de parlamentares realmente novos deve aumentar, e que nos dará a impressão de que a renovação foi maior do que nas outras eleições, pois será uma bancada muito ativa" destaca. 

No ano de 2016, o Partido dos Trabalhadores teve uma perda de 60% no número de prefeituras. “Então, é difícil prever se a legenda vai ter uma perda muito grande em número de cargos nesta bancada no congresso. Eu acredito que sim, mas é difícil prever se vai ser algo significativo”, salienta.

Para Dias, os eleitores escolhem os representantes mais por identificação do que partido que o candidato pertence. “Os partidos no Brasil acabam não tendo uma influência na hora da escolha do voto. Sem dúvida de que hoje uma bancada tem mais representação do que a legenda”, ressalta.

Ranking dos políticos

Através do site, Ranking dos Políticos é possível conferir a atuação dos deputados federais e senadores. Na qual, a classificação dos parlamentares é definida por quatro critérios, entre elas: As presenças nas sessões de plenário, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e qualidade legislativa (como vota nas principais leis do congresso).

“As informações sobre gastos da cota parlamentar vêm direto dos sites da câmara e do senado, sendo que o nosso blog é integrado com as fontes oficiais do governo e atualizado automaticamente semanalmente”, explica.

Para saber mais acesse o site: https://www.politicos.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário