Volatilidade será intensa em todos os mercados nos 90 dias de trégua entre Trump e Xi, diz economista

Publicado em 04/12/2018 11:02 e atualizado em 04/12/2018 12:34
288 exibições
Entrevista com Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper sobre a Trégua entre EUA e China
Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper

Podcast

Entrevista com Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper sobre a Trégua entre EUA e China

Download

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas conversou nesta terça-feira (04) com Roberto Dumas Damas, economista e professor do Insper, a respeito do acordo entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e do presidente da China, Xi Jinping, de estabelecer uma trégua de 90 dias nos entraves à comercialização.

Contudo, Damas acredita que dificilmente a guerra comercial chegará ao fim neste período, já que o real problema não é a soja. Os Estados Unidos temem que a China roube a propriedade intelectual das empresas americanas, uma vez que essa é a condição para que elas entrem no mercado chinês.

Desta forma, a guerra comercial pode ser otimizada para entrar nesses assuntos cruciais para os Estados Unidos neste momento. A China, por sua vez, deve entrar em um outro momento geopolítico, o que, para os Estados Unidos, aparentemente é inaceitável.

O mercado deve apresentar, assim, volatilidade neste momento, ao mesmo tempo em que a economia deve ter um crescimento menor. "Estamos no meio da festa. Cada dia, cada semana vai ser algo diferente", disse Damas.

Ele visualiza que, apesar dos indícios do presidente eleito no Brasil de uma aproximação de Trump, o país também não pode deixar de se aproximar da China, já que este é um destino importante para a produção brasileira.

 

Por: Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário