Volatilidade será intensa em todos os mercados nos 90 dias de trégua entre Trump e Xi, diz economista

Publicado em 04/12/2018 10:02
Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper
Entrevista com Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper sobre a Trégua entre EUA e China

Podcast

Entrevista com Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper sobre a Trégua entre EUA e China

Download
 

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas conversou nesta terça-feira (04) com Roberto Dumas Damas, economista e professor do Insper, a respeito do acordo entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e do presidente da China, Xi Jinping, de estabelecer uma trégua de 90 dias nos entraves à comercialização.

Contudo, Damas acredita que dificilmente a guerra comercial chegará ao fim neste período, já que o real problema não é a soja. Os Estados Unidos temem que a China roube a propriedade intelectual das empresas americanas, uma vez que essa é a condição para que elas entrem no mercado chinês.

Desta forma, a guerra comercial pode ser otimizada para entrar nesses assuntos cruciais para os Estados Unidos neste momento. A China, por sua vez, deve entrar em um outro momento geopolítico, o que, para os Estados Unidos, aparentemente é inaceitável.

O mercado deve apresentar, assim, volatilidade neste momento, ao mesmo tempo em que a economia deve ter um crescimento menor. "Estamos no meio da festa. Cada dia, cada semana vai ser algo diferente", disse Damas.

Ele visualiza que, apesar dos indícios do presidente eleito no Brasil de uma aproximação de Trump, o país também não pode deixar de se aproximar da China, já que este é um destino importante para a produção brasileira.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário