Dinheiro do FGTS vai estimular a economia e baixar os estoques do Agro, diz Markestrat

Publicado em 18/07/2019 13:49
José Carlos de Lima Junior - Sócio-Diretor da Markestrat
Injeção de R$ 30 bi na economia vai estimular o consumo, com repercussão no supermercado. O impacto desse movimento fará os estoques dos alimentos diminuirem. Depois, é preciso que produtores façam planejamento. Entrevista com José Carlos de Lima Junior - Sócio-Diretor da Markestrat

Podcast

Economia - Entrevista com José Carlos de Lima Junior - Sócio-Diretor da Markestrat

Download

LOGO nalogo

O governo brasileiro estuda liberar recursos de contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), um montante que representa aproximadamente R$ 30 bilhões. A liberação dos saques vem sendo tratada pela equipe econômica, como a melhor possibilidade de o governo conseguir recuperar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019. Para falar sobre o assunto, o jornalista João Batista Olivi entrevistou José Carlos de Lima Júnior, economista e sócio-diretor da Markestrat.

Leia mais: Onyx diz que detalhes sobre FGTS serão anunciados semana que vem

A principal vantagem da liberação dos saques, em um primeiro momento, é permitir que os brasileiros quitem  dívidas assumidas. Para que então possam usufruir dos recursos na área de consumo. José Carlos diz que nesse segundo momento os brasileiros deverão comprar mais alimentos, o que beneficiará o agronegócio.

"Os estoques atuais de café, carnes, leite e aves, por exemplo, estão muito altos atualmente. Com o FGTS sendo liberado, as pessoas vão consumir mais esses alimentos e os estoques tendem a diminuir, tendo como benefício para o produtor uma recomposição nos preços de suas produções", explicou.

Apesar do aumento no consumo e de maior circulação de moeda no mercado interno, José Carlos diz que haverá pouco aumento na inflação: "Nós temos condições de atende essa demanda pois há estoque disponivel, então esse consumo imediato não terá como consequência uma grande inflação".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário