Coronavírus ameaça também a fase um do acordo comercial China x EUA, explica analista

Publicado em 03/02/2020 15:00
Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper
Uma das maiores ameaças do Coronavírus pode ser à fase um do acordo China x EUA, acredita economista

Podcast

Entrevista com Roberto Dumas Damas - Economista e Professor do Insper sobre o Coronavírus e os impactos nos mercados

Download
 

LOGO nalogo

O mercado financeiro chinês voltou aos negócios nesta segunda-feira (3), após o feriado do Ano Novo Lunar, registrando seu maior recuo desde 2015 nas bolsas de Shenzen e Xangai. O surto do coronavírus manteve o mercado 'represado' junto das pessoas e cidades isoladas na China por conta do surto de coronavírus que assola o país. Em números oficiais, são mais de 17 mil pessoas infectadas e quase 400 óbitos. 

O cenário social, político e econômico segue muito incerto na nação asiática e contaminando os mercados financeiros mundo a fora. E por mais que a comparação com a epidemia de SARS em 2003 seja inevitável, as condições são diferentes e o impacto econômico do coronavírus pode ser pior.

"No episódio da SARS, a alavancagem das empresas, das famílias, do governo, somando tudo, dava 160% do PIB e desta vez estamos em 300% do PIB e cada vez crescendo menos", diz Roberto Dumas Damas, economista e professor do INSPER, especializado em economia internacional. Mais do que isso, há 17 anos, a China não era a segunda maior economia do mundo. 

E este quadro se desenha ainda em um momento onde a economia mundial já se mostra fragilizada e sem boas e e consistentes perspectivas de recuperação. "Não tem recuperação da economia global. No começo do ano, o FMI já havia colocado, antes do coronavírus, para baixo a possibilidade de recuperação da economia mundial", explica. 

Não bastasse o coronavírus, o surto se desenvolve e se agrava com o mercado ainda muito inseguro sobre a fase um do acordo comercial entre China e Estados Unidos, e o que será efetivamente feito pelos dois países. Os números revelados no acordo são bastante audaciosos e já vinha gerando muita especulação entre os especialistas. 

"Essa fase um foi uma bobagem, um acordo absolutamente frágil para reeleger Trump", acredita o economista. "Financistas, bancos, gostam e sabem administrar risco, mas não sabem administrar incerteza, e não temos a mínima ideia do que vai acontecer". 

Partindo da premissa de que uma vacina para o coronavírus chegue em mais alguns meses, no máximo até o final do ano, a situação começa a se reestabelecer e o cenário volta a se normalizar nos mercados. "É uma recuperação em V", diz. "Achamos uma vacina, tudo volta como era antes". 

 
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário