O médico Osmar Terra, especialista em saúde pública, é contra o isolamento da sociedade

Publicado em 24/03/2020 17:55 e atualizado em 24/03/2020 19:07
15502 exibições
"Fechar shopping, comércio, escola, é um erro cruel, um absurdo, "não é desta forma que se enfrenta uma pandemia", diz o médico experiente em saúde pública
Osmar Terra - Deputado Federal - MDB/RS

Podcast

O médico Osmar Terra é contra o isolamento - Entrevista com Osmar Terra - Deputado Federal - MDB/RS

Download

LOGO nalogo

Em tempos de pânico e de espertezas políticas de quem está de olho em futuras campanhas "é preciso, mais do que nunca, ouvir a ciência", diz o médico e deputado federal Osmar Terra (MDB/RS), ex-ministro dos governos Temer e Bolsonaro.

Osmar Terra é um formaludor de politicas públicas voltadas para a saúde. E, com base nas experiencias que teve de enfrentar (pandemia do H1N1 e da gripe asiática), o confinamento geral, como está sendo praticado hoje no País, não é indicado em caso do coronavírus, já que elimina a possibilidade de criação de anticorpos no "efeito rebanho", quando pessoas se contaminam e criam imunidade geral na sociedade. 

Terra contou a experiencia que teve quando estava como secretário da saúde no Rio Grande do Sul, quando houve a epidemia de gripe H1N1. "A maioria das pessoas hospitalizadas eram jovens, já que na década de 1960 houve epidemia de gripe asiática e devido à similaridade dos vírus, os idosos que haviam se contaminado no passado, estavam imunes à H1N1. Hoje deveria ser assim, e não causar o isolamento de todos, que é erro que pode ser fatal" 

"Fechar shopping, comércio, escola, é um absurdo. O presidente Jais Bolsonaro se posicionou contra, e a autoridade sanitária do país, o ministro Mandetta, não recomendou estas medidas que vem sendo tomadas individualmente por estados e municípios. Precisamos ouvir a ciência, e ouvir quem está no front estudando e que tem experiencia e dados sobre isso", disse.

Segundo Terra, no Brasil a epidemia começou em março, e, segundo sua projeção, os números de casos em abril devem aumentar e a partir da terceira semana do mês começarão a cair. Nas suas previsões, entre o final de maio e a primeira semana de junho a epidemia deve cessar no Brasil.

"O que temos que fazer até lá é garantir atendimento aos idosos, aos mais vulneráveis, pessoas com baixa imunidade. Os idosos, principalmente, precisam ficar isolados. O isolamento tem que ser setorial, e os demais manter a vida normal tomando os cuidados necessários, fazer higiene com água e sabão, que é mais eficaz que o álcool em gel".

Segundo ele, no norte da Itália, onde a situação é mais grave, houve uma combinação de fatores para essa explosão: o clima mais frio e o confinamento na hora errada e de maneira errada, mantendo jovens e idosos no mesmo ambiente.

"Nós não vamos ser Itália, nós não vamos ser Espanha. Aqui no Brasil temos altas temperaturas, postos de saúde trabalhando em horário estendido, o ministro Mandetta dobrando a cada semana a fabricação de respiradores", afirmou. "Vamos sair dessa com tranquilidade e não debaixo desse panico que os aproveitadores querem nos impor".

(Ouça o depoimento acima).

Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

3 comentários

  • Luiz Filho

    Tive o cuidado de ouvir todo o audio, e percebi divergências e convergências nas falas dele.

    Como, por exemplo, a quantidade de pessoas infectadas pelo H1N1 e a COVID-19. Em H1N1 em 16 meses matou 18.449, a COVID-19 em 3 meses já matou mais de 21 mil pessoas. Essa é uma das divergências. Só me vem um questionamento a este Senhor -- 158 países adotaram a atitude de isolamento, ontem a India, que possui a maior população mundial em seu território decretou que todos seus habitantes fiquem em casa. Não apenas os INFECTOLOGISTAS "da" Globo estão com esta orientando o isolamento, mais sim todos os que ouvi ate hoje. Será que este Sr especialista em dermato é mais gabaritado que os especialistas diretamente ligados a área, tem mais conhecimento técnico que a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE... Muita irresponsabilidade.

    38
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A SOLUÇAO E" TAO FACIL ------porque complicar ?? quem tem mais de 60 tem que se esconder e se isolar------Os outros vao continuar trabalhando, porque se pegarem o virus tem condiçoes de se safar pela imunidade e remedio-----

      7
    • carlo meloni sao paulo - SP

      LUIZ FILHO--- A ORGANIZAÇAO MUNDIAL DA SAUDE E" O PROBLEMA, PORQUE DESPREZOU OS ASSINTOMATICOS------A CHINA SE SAFOU FAZENDO EXATAMENTE O CONTRARIO--

      1
    • Luiz Filho

      Quem tem mais de 60 anos fica em casa, ok. Opa! é os diabéticos, os hipertensos, os que possuem doenças respiratórias... Não são apenas os Idosos. Outra coisa, mais de 80% da população não tem como isolar os idosos, pois residem numa casa muitas vezes com 2 ou 3 cômodos no máximo. E aqueles pais que saem para trabalhar e deixam seus filhos com os avos??? Esse tipo de isolamento não é tão simples assim. Sabe como a Mongolia e Tawian fizeram? Mesmo ficando ao lado da China, a ilha tem menos de 50 casos de covid-19. Especialistas dizem que ação rápida e efetiva do governo e cooperação da população ajudaram a conter novo coronavírus. Dê uma pesquisada e procure saber sobre esses dois países nesse sentido, não é apenas ficando com a opinião daqueles que por puro interesse governamental vem dar sua opinião sem ser especialista.

      3
  • Idelson Gadioli

    Osmar Gasparini Terra

    CRM: 6738 - RS

    Especialidades/Áreas de Atuação: Médico sem especialidades registradas.

    28
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Especialidade do Lula, Botafogo e Batoré...formação de quadrilha.

      8
    • Ari Pedro Diel

      Sr. Idelson, o dr. Osmar Terra foi secretário da saúde no RS quando aconteceu a gripe aviária no RS..., a referida gripe foi contida sem alarde e histeria como agora. Pode não ser especialista como a da #globolixo.... mas como gestor de pandemias tem muita experiência adquirida aqui no RS.

      6
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Fico com o especialista e sumidade global drauzio varela, pois ai eu posso ter o luxo de escolher qual das opinioes dele eu quero aceitar

      14
    • MAURICIO VALANDRO Santo Ângelo - RS

      ARI PEDRO DIEL(EM LETRAS GARRAFAIS): LAMENTO MUITO A TUA COLOCAÇÃO,ESPECIALMENTE, QUANDO FAZ REFERÊNCIA À"GLOBOLIXO".CERTAMENTE TÚ DEVES TER APLAUDIDO EM PÉ , SE NÃO DE JOELHOS, A "GLOBOLIXO"QUANDO, REPETIDAMENTE E EXAUSTIVAMENTE,POR MESES, EM REDE NACIONAL, EM HORÁRIO NOBRE, A OPERAÇÃO LAVA JATO.FRANCAMENTE, TÚ ÉS O UM OPORTUNISTA DE PLANTÃO.

      1
  • Jefferson Fernandes Okabe Divinolândia - SP

    Ótimas palavras.

    3