O médico Osmar Terra, especialista em saúde pública, é contra o isolamento da sociedade
Podcast
O médico Osmar Terra é contra o isolamento - Entrevista com Osmar Terra - Deputado Federal - MDB/RS
Download
Em tempos de pânico e de espertezas políticas de quem está de olho em futuras campanhas "é preciso, mais do que nunca, ouvir a ciência", diz o médico e deputado federal Osmar Terra (MDB/RS), ex-ministro dos governos Temer e Bolsonaro.
Osmar Terra é um formaludor de politicas públicas voltadas para a saúde. E, com base nas experiencias que teve de enfrentar (pandemia do H1N1 e da gripe asiática), o confinamento geral, como está sendo praticado hoje no País, não é indicado em caso do coronavírus, já que elimina a possibilidade de criação de anticorpos no "efeito rebanho", quando pessoas se contaminam e criam imunidade geral na sociedade.
Terra contou a experiencia que teve quando estava como secretário da saúde no Rio Grande do Sul, quando houve a epidemia de gripe H1N1. "A maioria das pessoas hospitalizadas eram jovens, já que na década de 1960 houve epidemia de gripe asiática e devido à similaridade dos vírus, os idosos que haviam se contaminado no passado, estavam imunes à H1N1. Hoje deveria ser assim, e não causar o isolamento de todos, que é erro que pode ser fatal"
"Fechar shopping, comércio, escola, é um absurdo. O presidente Jais Bolsonaro se posicionou contra, e a autoridade sanitária do país, o ministro Mandetta, não recomendou estas medidas que vem sendo tomadas individualmente por estados e municípios. Precisamos ouvir a ciência, e ouvir quem está no front estudando e que tem experiencia e dados sobre isso", disse.
Segundo Terra, no Brasil a epidemia começou em março, e, segundo sua projeção, os números de casos em abril devem aumentar e a partir da terceira semana do mês começarão a cair. Nas suas previsões, entre o final de maio e a primeira semana de junho a epidemia deve cessar no Brasil.
"O que temos que fazer até lá é garantir atendimento aos idosos, aos mais vulneráveis, pessoas com baixa imunidade. Os idosos, principalmente, precisam ficar isolados. O isolamento tem que ser setorial, e os demais manter a vida normal tomando os cuidados necessários, fazer higiene com água e sabão, que é mais eficaz que o álcool em gel".
Segundo ele, no norte da Itália, onde a situação é mais grave, houve uma combinação de fatores para essa explosão: o clima mais frio e o confinamento na hora errada e de maneira errada, mantendo jovens e idosos no mesmo ambiente.
"Nós não vamos ser Itália, nós não vamos ser Espanha. Aqui no Brasil temos altas temperaturas, postos de saúde trabalhando em horário estendido, o ministro Mandetta dobrando a cada semana a fabricação de respiradores", afirmou. "Vamos sair dessa com tranquilidade e não debaixo desse panico que os aproveitadores querem nos impor".
(Ouça o depoimento acima).
3 comentários
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
Luiz Filho
Tive o cuidado de ouvir todo o audio, e percebi divergências e convergências nas falas dele.
Como, por exemplo, a quantidade de pessoas infectadas pelo H1N1 e a COVID-19. Em H1N1 em 16 meses matou 18.449, a COVID-19 em 3 meses já matou mais de 21 mil pessoas. Essa é uma das divergências. Só me vem um questionamento a este Senhor -- 158 países adotaram a atitude de isolamento, ontem a India, que possui a maior população mundial em seu território decretou que todos seus habitantes fiquem em casa. Não apenas os INFECTOLOGISTAS "da" Globo estão com esta orientando o isolamento, mais sim todos os que ouvi ate hoje. Será que este Sr especialista em dermato é mais gabaritado que os especialistas diretamente ligados a área, tem mais conhecimento técnico que a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE... Muita irresponsabilidade.A SOLUÇAO E" TAO FACIL ------porque complicar ?? quem tem mais de 60 tem que se esconder e se isolar------Os outros vao continuar trabalhando, porque se pegarem o virus tem condiçoes de se safar pela imunidade e remedio-----
LUIZ FILHO--- A ORGANIZAÇAO MUNDIAL DA SAUDE E" O PROBLEMA, PORQUE DESPREZOU OS ASSINTOMATICOS------A CHINA SE SAFOU FAZENDO EXATAMENTE O CONTRARIO--
Quem tem mais de 60 anos fica em casa, ok. Opa! é os diabéticos, os hipertensos, os que possuem doenças respiratórias... Não são apenas os Idosos. Outra coisa, mais de 80% da população não tem como isolar os idosos, pois residem numa casa muitas vezes com 2 ou 3 cômodos no máximo. E aqueles pais que saem para trabalhar e deixam seus filhos com os avos??? Esse tipo de isolamento não é tão simples assim. Sabe como a Mongolia e Tawian fizeram? Mesmo ficando ao lado da China, a ilha tem menos de 50 casos de covid-19. Especialistas dizem que ação rápida e efetiva do governo e cooperação da população ajudaram a conter novo coronavírus. Dê uma pesquisada e procure saber sobre esses dois países nesse sentido, não é apenas ficando com a opinião daqueles que por puro interesse governamental vem dar sua opinião sem ser especialista.
Osmar Terra não tem formação em saúde pública, como diz o título da chamada. Ele se especializou em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê na Universidade de Brasília (UNB). Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) concluiu o mestrado em Neurociência. É político de longa data, com foco nos temas
voltados à primeira infância. Daí a dizer que é especialista em saúde pública, vai uma uma distância. http://mds.gov.br/ministerio-da-cidadania/quem-e-quem/perfis/ministro
Idelson Gadioli
Osmar Gasparini Terra
CRM: 6738 - RS Especialidades/Áreas de Atuação: Médico sem especialidades registradas.Especialidade do Lula, Botafogo e Batoré...formação de quadrilha.
Sr. Idelson, o dr. Osmar Terra foi secretário da saúde no RS quando aconteceu a gripe aviária no RS..., a referida gripe foi contida sem alarde e histeria como agora. Pode não ser especialista como a da #globolixo.... mas como gestor de pandemias tem muita experiência adquirida aqui no RS.
Fico com o especialista e sumidade global drauzio varela, pois ai eu posso ter o luxo de escolher qual das opinioes dele eu quero aceitar
ARI PEDRO DIEL(EM LETRAS GARRAFAIS): LAMENTO MUITO A TUA COLOCAÇÃO,ESPECIALMENTE, QUANDO FAZ REFERÊNCIA À"GLOBOLIXO".CERTAMENTE TÚ DEVES TER APLAUDIDO EM PÉ , SE NÃO DE JOELHOS, A "GLOBOLIXO"QUANDO, REPETIDAMENTE E EXAUSTIVAMENTE,POR MESES, EM REDE NACIONAL, EM HORÁRIO NOBRE, A OPERAÇÃO LAVA JATO.FRANCAMENTE, TÚ ÉS O UM OPORTUNISTA DE PLANTÃO.
Jefferson Fernandes Okabe Divinolândia - SP
Ótimas palavras.