Mandetta acusa, Osmar Terra responde: "Isolamento fez aumentar infecção por Covid"

Publicado em 10/07/2020 18:20 e atualizado em 13/07/2020 10:29
Osmar Terra - Deputado Federal - MDB/RS
Entrevista com Osmar Terra - Deputado Federal - MDB/RS sobre o Coranavírus

Podcast

Entrevista com Osmar Terra - Deputado Federal - MDB/RS sobre o Coranavírus

Download

O Notícias Agrícolas procurou o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra para ouvir suas alegações sobre as críticas  feitas pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, atribuindo a ele (Osmar Terra) a responsabilidade pelo aumento dos casos de Covid

(vejam abaixo as notas extraída do site O Antagonista).

Após os textos de Mandetta, leia o resumo da entrevista ao jornalista João Batista Olivi:

Em entrevista à Veja (e reproduzida por O Antagonista), ex-ministro da Saúde diz que "o negacionismo de Jair Bolsonaro aumentou o número de mortes":

Luiz Henrique Mandetta disse neste sábado que, enquanto foi ministro da Saúde, sempre informou Jair Bolsonaro sobre a gravidade da pandemia de Covid-19.

“O presidente nunca deixou de saber quais eram os cenários reais. Assim como sua Casa Civil, assim como seu corpo de ministros. Sabiam os passos que iam dar, sabiam dos momentos duros que teríamos pela frente”, afirmou em videoconferência.

Para o ex-ministro, Bolsonaro preferiu ignorar conscientemente as recomendações de especialistas de Saúde.

“O presidente falou: ‘Qualquer coisa bote na minha conta, jogue no meu colo’. Ele falou: ‘Essa doença é que nem chuva, eu quero que todo mundo se molhe, porque daí todo mundo já tem essa gripe de uma vez só e acaba com isso. Não foi por desconhecimento, foi por uma opção de não seguir as orientações do Ministério da Saúde e seguir uma assessoria que ele achava mais pertinente e mais conveniente, o que acabou colocando em descompasso o Ministério da Saúde que ia em uma direção e ele em outra.”

Luiz Henrique Mandetta disse para a Veja:

“Comigo ele tinha uma situação de recusa, não queria ouvir, não queria saber. Fechou-se no mantra de ‘preciso cuidar da economia’. Tinha de ter entendido a gravidade do caso.”

Diz ele que o negacionismo de Jair Bolsonaro aumentou o número de mortes:

“Se tivéssemos atravessado abril e parte de maio segurando bem o Brasil inteiro, todo mundo falando a mesma língua, seria diferente. Mas o que a gente viu foi o governo federal se retirar do assunto, largando governadores e prefeitos a reboque do vírus. Ficamos à deriva (…).

Os governantes estão desistindo de salvar vidas. Não estou vendo flexibilização com critério. E tem gente falando em liberar comércio e liberar academia nessa situação.”

“Tudo foi dito ao presidente, mas ele começou a se assessorar de pessoas externas, que falavam exatamente o que ele queria ouvir. Teve um ex-deputado que falou que seriam 1 000 óbitos.”

A revista perguntou se ele se referia a Osmar Terra [nota: Osmar Terra é ex-ministro, mas ainda é deputado federal].

Ele respondeu:

“É, o Osmar era quem mais capitaneava essa tese. Lembro de dizer que quem fizesse previsão dessa doença com base em outras epidemias iria quebrar a cara. E quebrou.”

Moro e Mandetta, Mandetta e Moro

Luiz Henrique Mandetta vai se candidatar a presidente em 2022?

Ele respondeu à Veja:

“Minha geração é marcada por desafios, mas precisamos trabalhar um conceito anterior à escolha de um candidato. Hoje, o PT vive do Bolsonaro, enquanto o Bolsonaro vive do PT. Parece até jogo combinado, e aí eles fazem seus cercadinhos de votos, vão para o segundo turno e nos deixam, nós que somos pessoas mais do diálogo, presos numa situação em que somos obrigados a votar no menos pior. Temos nomes que podem chegar com boas condições para concorrer à Presidência em 2022. O Sergio Moro, por exemplo, é um deles. Mas ainda não é hora de discutir esses nomes.”

Sergio Moro, em entrevista recente, elogiou uma eventual candidatura de Luiz Henrique Mandetta.

Aparentemente, eles pretendem continuar juntos.

Frases de Osmar Terra ao Notícias Agrícolas:

* Confinar (lockdown) nunca foi utilizado na historia da humanidade para combater pandemias;

* Se fizessem testagem, veriamos que temos muitos milhões de contaminados;

* 90% das pessoas contaminadas não sentem e não sentirão nada;

* 28 dias depois do confinamento aumentaram o numero de mortes;

* A maior parte das mortes acontecem nos asilos;

* Eles não informam as pessoas; só assustam;

* Comparem com os países que não fecharam (inclusive a China, que só fechou a provincia de Hubei);

* Medidas: lavar as mãos, usar máscaras, manter o distanciamento de pessoas em risco, higienizar os locais de trabalho;

* O isolamento não resolve nada;

* Uma loja de shopping é mais contagioso que um supermercado?

* O confinamento (lockdown) é uma armadilha; não sabem como sair...

* Brasil nunca teve mil mortes por dia;

* Chega de prejuizos, de quebrar a economia; temos que acabar com isso; 68 mil mortes e isso (o confinamento) nunca funcionou;

* não se assustem (com a televisão), não tenham medo; essa epidemia passa, já está passando...

* Em breve, teremos pessoas que nem vão se lembrar da epidemia;

* Vamos vencer usando a ciencia, e não com decisões politicas e ideólogicas.

(assista à integra da entrevista no video acima).

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas/O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    Osmar Terra, médico, ex ministro, parlamentar que errou todas, absolutamente todas as previsões sobre a doença no Brasil. No meio médico, do qual tenho muito parentes, ele já virou chacota. Mas, enfim, parece que ainda goza de credibilidade em alguns meios de comunicação. É aquela coisa, ele vai falar o que muitos querem ouvir, mesmo que seja um monte de abobrinhas e teorias furadas.

    48
  • Paulo Roberto Espires Maringá - PR

    Confinar (lockdown), não cura ninguém.. só adia o contagio ... só vai resolver quando sair a vacina !!!

    1
    • Wanderley Nascimento Foz do Iguaçu - PR

      Perfeitamente sua colocação, Paulo. O lockdown é um paliativo para não sobrecarregar o já frágil sistema de saúde, e evitar mais mortes, até que tenhamos uma vacina.

      1
  • Wanderley Nascimento Foz do Iguaçu - PR

    Com todo respeito à opinião de todos os colegas de jornada, como também ao dep. Osmar Terra, quero deixar aqui a minha opinião de que o isolamento funciona sim, ... e prova disso é a situação do Paraguai, onde resido e apresenta somente 2.948 contaminados e 22 mortes até o momento, sendo que 11 destas mortes ocorreram nos últimos 30 dias em decorrência do aumento dos casos no Brasil e Argentina (paises de fronteira)... O Paraguai levou a sério essa pandemia, sendo um dos primeiros a fechar as fronteiras e aplicar o sistema de lockdown total por praticamente 60 dias, enquanto paises, como o Brasil, discutem formas de combater um vírus que tem se demonstrado letal. Sei que alguém pode dizer que o PY é um país pequeno, em comparação ao Brasil, mas pode comparar com os estados brasileiros com menos população, e verá que, infelizmente, não tivemos uma união em torno desse situação... E tivemos muito tempo para isso, como ainda temos e ficamos discutindo politicamente o tema, atacando imprensa, enquanto é estritamente um assunto de saúde pública. Sabemos que o PY está enfrentando, e vai enfrentar um grande desafio de restabelecer a economia pós-pandemia, mas esta é uma preocupação secundária. Primeiro estão preocupados em salvar vidas!

    43
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Wanderley, aqui tem muitos leigos que gostam de distilar ódio, ... e em vez de irem estudar, ficam comentando sem saber sobre saúde, esse Osmar Terra queria ser Ministro ... depois que tudo visto, o que aconteceu em Curitiba ainda tem quem ache que o Moro vai ser eleito.., o mundo inteiro ficou sabendo da porcentagem das multas das empresas brasileiras, deve sobrar cadeia pra várias pessoas, só tinha 18 elementos de FBI ai em Curitiba !

      30
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Então aguarde o final da pandemia no Paraguai.Se continuar fechado, vai passar o ano todo.

      6
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Doriana fez lockdow em SP e lá não tem coronga, igual ao Paraguai.

      8
    • antonio carlos pereira Jaboticabal - SP

      Rodrigo, tudo bem ! Cade nossos amigos, de SP e PR ? Só apareceu vc ! kkkk..... E agora vcs estão ciente de tudo que ocorreu na Curitiba , viu agora quem realmente é o chefe da quadrilha ? Ou agora o Bolsonaro não presta mais, o bom agora é o bandido do BANESTADO ! Ou vc tem duvida que os 2 processos vão ser anulado no STF, graça a Deus Aécio e Moro estão fora da Presidência ! Eu aprendi que o peixe morre pela boca ! kkkkkkk..........

      19
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Falou o presidente de honra do pt em jaboticabal...

      5
    • sandro roberto lautert condor - RS

      A contaminação é de Leste a Oeste. Ela vai chegar aí no Paraguai, e vai crescer.

      2
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Wanderley, o isolamento funciona em alguns casos, porem ninguem consegue ficar isolado o tempo inteiro, minha sogra 77 anos e a mãe dela com 96 anos anos, fizeram o isolamento completo, porem a cuidadora, a entrega do supermercado, ida de medicos, ou a ida ao medico geriatra destruiu o isolamento..., resultado, as duas pegaram o corona, provavelmente.

      1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Provavelmente a vozinha nao resistirá, nao adianta tapar o sol com a peneira, todos nós pegaremos..., em virtude disso, minha esposa tambem contraiu o virus, estou tomando preventivamente astromicima e predsim, mas nao peguei o virus, como explicar? Acredito que todos pegarao, mais cedo ou mais tarde. Alguns sofrerao mais, outros menos. Agora quebrar a economia de um pais é muito pior!!!

      3
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Acredito que a vacina já estava pronta antes da doença aparecer. Ao menos na china o povo estava vacinado .

      3
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Wanderley , além de ser um país muito , pequeno e população ainda menor , eu gostaria de saber ....

      Como se encontram aqueles trabalhadores que dependem do comércio de lojas . Qual a situação financeira , social , psicológica e familiar destes que nós atendiam em suas lojas . E também aqueles que dependem de trabalhos outros . Qual foi a ajuda do Governo Paraguaio par estes .?

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Elton, 2 pessoas da minha familia já contrairam o virus, uma cunhada, meu pai de oitenta anos e a companheira dele estão com os sintomas e esperando o resultado do teste. Os comunas rasgam as vestes, mas meu sobrinho disse que é uma gripezinha..., meu irmão e a esposa estão passando tranquilos e meu pai e mulher estão bem.

      3
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Me parece que a China está dendo extremamente discriminada pelo Ocidente, e até do Oriente..., talvez seja o fim da china como pretendente a uma supremacia economica mundial, e se a China der bobeira...

      3
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Wanderley, hoje lendo as matérias da região Oeste do PR vi que caminhoneiros do Paraguai estão em protesto pela falta de trabalho e ganhos para sustentar a família.

      2
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Ainda bem que vc estudou bastante Antônio Carlos,... conseguiu encontrar até os agentes do FBI em Curitiba.......kkkkkk.

      1
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Será que o FBI estava o procurando o cara de jaboticabal??... rsrsrsrsr

      2
  • Vladimir zacharias Indaiatuba - SP

    NA GUERRA O PRIMEIRO QUE MORRE É A VERDADE! ...Nessa repugnante troca de acusações entre políticos, existe a clara constatação do papel mediocre da grande imprensa que ao invés de procurar informar distorce empanando a verdade de acordo com seus interesses políticos e econômicos.

    Resumindo gostaria de saber o seguinte:

    1- Qual país do primeiro mundo que está tendo absoluto sucesso em relação à doença?(mortes por milhão de habitantes?

    2- O grupo político do Sr Mandetta em MS (família Trad) através do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, seu primo adotou oficialmente o tratamento com Ivermectina e Hidroxicloroquina.

    O que ele tem a dizer sobre essa atitude?

    3-Ninguém informa o que ocorre em países como a Servia, Belarus, e outros que ignoraram a pandemia e continuaram normalmente, inclusive com jogos de futebol com público.

    A imprensa tem a obrigação de divulgar para podermos compara com o numero de mortes por milhão de habitantes ocorrida na Bélgica, Itália França, Brasil....

    4- O que esses políticos tem a dizer aos milhões de desempregados e falidos?

    Apontar o problema sem dizer a solução para as consequências, qualquer um faz.

    8
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Zacarias, o sr. está coberto de razão em tudo o que diz, mas o que a imprensa brasileira, a burocracia, grupos organizados, partidos politicos estão fazendo é desviar a atenção dos verdadeiros problemas do país..., e voce descreveu isso no inicio do comentário... Essa é minha pequena colaboração para o seu raciocinio. Além do que estamos vendo que para muitos partidos e politicos essa balela é só para poder roubar dinheiro dos produtores, empresários e trabalhadores brasileiros.

      7
    • Altemar Kroling Diamantino - MT

      Boa noite, queria deixar aqui um comentário sobre a brilhante entrevista feita com o dep Osmar Terra! É preciso lembrar que no século passado, e até no século anterior, as pessoas infectadas com a tuberculose eram aconselhas a procurar algum lugar alto, com ar puro, para o tratamento! Tinham várias cidades que recebiam doentes, mas talvez a mais famosa foi Petrópolis/RJ! Era conhecida como um lugar de recuperação para tuberculose! Isso se assemelha muito com o tratamento do covid-19..., as pessoas precisam mesmo é de sol e ar puro, e não ficarem presas, confinadas, em apartamentos ... o deputado está corretíssimo em afirmar que prender as pessoas não ajuda em nada! (Altemar kroling, produtor rural em Diamantino/MT.

      7
    • Rudimar Zanetti

      A grande mídia é tendenciosa. Só serve pra implantar o terror... A pandemia serviu de cortina de fumaça para muitos políticos (que estavam em crise de abstinência), mostrarem suas garras!!

      4
    • Otávio Perrone Santos Casa Branca - SP

      O Osmar Terra está certo, assim como as previsões dele.. teve um pouquinho de desvio-padrão mas nada relevante (foram só quase 65k de mortes). Agora a farra dos governadores e prefeitos foi mt bonita, eles conseguiram gastar milhões de reais e não fizeram nada, principalmente no interior que tem pior estrutura comparado as capitais. Certo mesmo é nosso mito, não roubou nem um centavo da nossa população e vc sabe pq, pq ele é honesto até o último fio de cabelo e diante da pandemia tomou a atitude mais correta, não fez nada, deixou a doença se alastrar e se escondeu (atitude de um grande líde). Por isso em 2022 é mito a cabeça de novo!

      15
    • Alvaro Andrade Biollo Maringa - PR

      Não sei porque estão dando tanto espaço a esse tal Mandetta, político oportunísta como a maioria...

      2