O que adianta o produtor torcer para os preços subirem na Bolsa se ele não participa do mercado?

Publicado em 04/06/2021 16:48
Tempo e Dinheiro - Com João Batista Olivi
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

    Eu só vou ter milho para vender, após a colheita no fim de julho, começo de agosto, portanto agora, as cotações podem até abaixar, o interessante é que suba após eu colher, como a cooperativa não cobra aluguel do silo, após a colheita, vou esperar que os valores melhorem para poder vender.

    6
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Pessoal, me desculpem se estou escrevendo meio truncado mas é canseira. Eu já escrevi sobre isso aqui uma vez, quando o produtor compra uma opção ele na verdade não está comprando literalmente a soja, embora na prática seja a mesma coisa, ele compra a opção de comprar em um determinado preço, e compra de alguém disposto a vender no mesmo preço. É assim que funciona, se o preço subir quem vendeu a opção de compra tem que pagar quem comprou a opção de compra. Parece complicado mas não é.

    12
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Sobre a análise técnica também vou fazer um comentário curto. Ela serve a quem opera da seguinte forma, se o preço está em tendencia de alta e existe uma consolidação com um range de 1 dólar, quem compra, é óbvio, compra no fundo do range e não no topo, com também não vende, em tendencia de alta não vende, só compra, e em tendencia de baixa, não compra, só vende. É simples de falar e dificil de fazer, portanto a análise técnica serve para diminuir o risco da operação. Se voce vende no fisico e compra no mercado futuro e o preço sobe, ótimo, voce fez um bom negócio. Mas se cair voce perde o premio, como explicou esplendidamente o João Batista em um comentário. Digo esplendido por que é exatamente essa a dificuldade do produtor de entender a função dessa ferramenta. Se voce tem que vender a produção, por problemas mais diversos, armazenagem, custos, alguma coisa do genero, e acha que o preço vai subir, para não deixar de ganhar é só comprar uma call, que é uma opção de compra, onde literalmente o produtor vende no fisico e compra a mesma soja, por um valor bem abaixo daquilo que ela vale, o papel é quem vai garantir o lucro se o preço subir.

    14
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Eu fiz esse comentário abaixo por que há tempos vem acontecendo dos preços não convergirem nem no final do contrato, onde teoricamente o preço de fechamento do contrato teria que ser o mesmo do preço do dia.

    9
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Mauricio, voce não explicou isso, mas ao comprar uma call de um contrato mais longo e vender uma put de um contrato mais curto, voce também não está "achando" que os preços desses contratos irão convergir?

    8