Bolsonaro diz que Petrobras não precisa mudar política de preço dos combustíveis

Publicado em 09/08/2022 08:37

Logotipo Reuters

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira que não é necessária uma mudança na política de preços da Petrobras para combater a alta nos valores dos combustíveis.

Bolsonaro argumentou, em entrevista ao canal Flow Podcast, no YouTube, que tem pouca margem para interferir na estatal, mas lembrou que trocou tanto o comando da empresa quanto do Ministério das Minas e Energia para conseguir baixar os preços.

"Agora, não precisa mudar o PPI", disse o presidente, ao comentar suas iniciativas para baixar o preço dos combustíveis.

Bolsonaro aproveitou, ainda, para elogiar o desempenho do Caio Mário Paes de Andrade na presidência da Petrobras -- o quarto ocupante do cargo desde o início do governo.

"Botamos o Caio, que era da equipe econômica do Paulo Guedes. Conversamos com ele: ‘Caio estuda o PPI, veja quando é que nasceu PPI’. Nasceu quando o preço do petróleo estava lá embaixo", explicou o presidente, acrescentando que a política servia para conter um endividamento da estatal.

"Estancou (a dívida)... o PPI não é o reajuste imediato. Então você pode ver, o trabalho do Caio, ele buscou uma maneira legal que baixou na refinaria já 35 centavos o litro da gasolina e já baixou 20 centavos o diesel. É pouco? Sei que é pouco, mas a tendência era uma curva ascendente. Então o trabalho do Caio, com responsabilidade, chegou nisso", defendeu.

A política de preços adotada pela Petrobras leva em conta o princípio o preço de paridade internacional (PPI), que inclui custos como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias. A formação dos preços dos combustíveis também considera uma margem para remuneração de riscos inerentes à operação, tais como volatilidade da taxa de câmbio e dos preços, sobreestadias em portos e lucro, além de tributos.

Na entrevista, o presidente também citou as reduções de impostos do governo federal que incidem sobre os combustíveis, e afirmou que já está combinado com a área econômica a manutenção de isenções tributárias.

"Já está acertado com a equipe econômica, nós vamos manter o desconto em impostos no ano que vem", disse, sem detalhar que tributos seriam abrangidos pela isenção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário