Funai envia grupo de técnicos a Guaíra-PR para delimitar áreas de uma reserva que pode ocupar 35% do município

Publicado em 18/10/2017 12:36
Confira a entrevista com Silvanir Rosset - Pres. Sind. Rural Guaíra - PR
Técnicos da Funai vão percorrer 160 propriedades entre Guaíra-PR e Terra Roxa-PR para delimitar área de nova reserva indígena que está em processo de estudo

Podcast

Funai envia grupo de técnicos a Guaíra-PR para delimitar áreas de uma reserva que pode ocupar 35% do município

Download

LOGO nalogo

Os municípios de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná, estão sendo estudados por um grupo técnico que visa realizar a demarcação de terras indígenas em uma área que engloba 160 propriedades, como destaca Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural de Guaíra.

Rosset, que conta que essas áreas são compostas por pequenos e médios produtores, salienta que a tensão têm se refletido em toda a comunidade.

O estudo foi autorizado há alguns anos e, agora, este grupo está in loco para realizar a medição. A Polícia Federal, segundo o presidente, têm acompanhado os trabalhos.

Contudo, esse processo deve demorar anos para se desenrolar. Em meio a esse tempo, há pouca segurança jurídica para realizar novos investimentos, como avalia o presidente. 35% da área do município de Guaíra, incluindo áreas urbanas, podem estar dentro do perímetro a ser delimitado por este grupo.

Ao todo, ocorreram oito invasões em Guaíra nos últimos anos, para as quais a reintegração de posse nunca foi executada.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Com relação ao problema envolvendo (por enquanto) os municípios de Guaíra e Terra Roxa -- relacionado às vistorias, por trás estão as ONGs, Funai, etc... Issso é um absurdo. Concordo com a forma do presidente do sindicato, Silvanir Rosset, no seu desabafo e a sua revolta pela forma com que os produtores e a população destas cidades estão sendo tratados pelo Poder Público, pelas Instituições que são responsáveis pela aplicação da Constituição Federal, responsáveis enfim pelo respeito ao direito e deveres de cada cidadão.

    Concordo com o Silvanir que o único caminho para colocar ordem nesta bagunça que virou o Brasil é o Exército Brasileiro...

    Não podemos mais esperar nada deste Congresso , Senado , onde a única preocupação é salvar a pele dos escândalos da corrupção .

    E o duro é que vamos ter eleições no próximo ano e estes mesmos irão vir com a cara lavada pedir nosso voto .

    Está será a hora de dar o recado claro para estes.

    1