Índios da etnia Paresi querem o avanço da PEC 187 na Câmara dos Deputados para conseguirem plantar e vender

Publicado em 03/09/2019 12:11
Ronaldo Zokezomaiake (Etnia Paresi) - Presidente Coopihanama
Presidente da Coopihanama, cooperativa dos Parecis de Campo Novo (MT), espera que Rodrigo Maia reverta sua decisão de retardar a tramitação da PEC 187. A proposta de emenda constitucional - que permite aos indios terem atividades agricolas comerciais em suas reservas -, já foi aprovada pela CCJ da Câmara, mas Rodrigo Maia diz que o avanço da discussão "poderá ocasionar tensões politicas neste momento"

Podcast

Reservas Indígenas - Entrevista com Ronaldo Zokezomaiake - Presidente Coopihanama

Download

LOGO nalogo

Na ultima segunda-feira o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sinalizou que não pretende levar à votação a PEC 187, apesar de já ter sido aprovada na CCJ da Câmara na semana passada. Para entender melhor o cenário, o Notícias Agrícolas conversou com Ronaldo Zokezomaiake – presidente da Coopihanama, cooperativa indigena da nação Pareci (Campo Novo do Parecis / MT)

“Nós defendemos a  PEC 187 devido ela dar essa total autonomia, que nós queremos fazer a gestão e produzir dentro do nosso território”, afirma Zokezomaiake.

Segundo o presidente, existem indígenas em atividades há 17 anos e garantir a segurança jurídica seria uma solução para que os povos possam se auto-desenvolver como agricultores. “Nós produzimos, mas não podemos vender nosso produto. As vezes também não podemos explorar de forma correta a nossa atividade”, afirma.

O presidente da cooperativa indígena acredita que, antes de decidir o destino da PEC 187, é necessário que as autoridades avaliem quem já está desenvolvendo sua reserva e também quem preserva a área ambiental dos territórios. 

Segundo ele, atualmente apenas 1.7% do território Pareci é utilizado para gerar renda. “O governo tem que dar essas condições e reconhecer que o povo indígena hoje é muito mais avançado”, afirma.

Confira a entrevista completa no vídeo acima. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    É realmente uma coisa excelente, uma coisa ótima, assistir uma entrevista com um indio brasileiro como nós, com as mesmas potencialidades que nós e revindicando os mesmos direitos que nós, todos brasileiros, todos iguais.

    2