Sealba teve redução de 50% na área plantada após mudanças do Proagro
As recentes mudanças no Proagro já provocam reflexos diretos na produção agrícola da região da Sealba (composta pelos estados de Sergipe, Alagoas e parte da Bahia). Segundo o produtor rural Gleiton Medeiros, a área plantada teve uma queda superior a 50% na safra atual, afetando diretamente a cadeia produtiva do milho e colocando em risco a permanência de pequenos agricultores no campo.
Medeiros explica que as alterações foram feitas sem diálogo com os produtores da região, e destaca que somente Sergipe deixou de movimentar cerca de R$ 300 milhões em crédito rural neste ano. “Estamos vendo revendas fechando, produtores abandonando as terras e uma perda estimada em mais de 10 milhões de sacas de milho”, afirmou.
Em busca de soluções, representantes do setor estiveram em Brasília na última semana participando de audiência pública na Câmara dos Deputados. Entre os pedidos, está o aumento do teto do Proagro para R$ 300 mil e a destinação de recursos específicos para a região no próximo Plano Safra.
0 comentário

Colheita do milho passa da metade em Laguna Carapã/MS com produtividades acima do esperado

Chuva e frio atrasaram a colheita do milho e causaram congestionamentos nas secadores em Cascavel/PR

Após início bem lento, colheita do milho começa a ganhar ritmo em Mato Grosso

Colheita do milho ganhou ritmo e avança rápido em Mato Grosso, Cascavel/PR e Laguna Carapã/MS

Colheita do milho começou em Doutor Camargo/PR e tem produtividades bastante variadas

Colheita do milho chega na metade em Caarapó/MS